Conversa com Mulheres apresenta Claudia Giudice

Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres”, Claudia conta os sonhos que a levaram a empreender em uma pousada à beira da praia.


Cleo Brito

Cláudia Giudice, empresária, jornalista, escritora, mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo e ex-executiva. Trabalhou por 23 anos em uma das maiores editoras de revistas do país e teve seu nome impresso em todos os expedientes, com exceção das revistas de negócios da casa. Paulistana, radicada na Bahia, mãe do Chico - como gosta de enfatizar, amante de leitura e de esportes e sócia proprietária da pousada "A capela" na Praia de Arembepe - litoral norte de Salvador.

A trajetória de Cláudia é uma história de sonho, sempre quis ser jornalista e teve muita sorte e oportunidades. Trabalhou por 30 anos seguidos, iniciando em jornalismo universitário e sindical e, por 23 anos, na Editora Abril. Durante o período na Editora sempre se considerou uma funcionária dedicada. Nunca foi empreendedora, por não haver referência na família.

Com característica extremamente organizada, sempre teve planos voltados para à aposentadoria e, em seus sonhos, idealizava uma pousada à beira da praia. Esse desejo era intensificado sempre que viajava a trabalho na Bahia. Foi numa terça-feira de carnaval, através de um encontro com sua atual sócia, que a ideia começou a tomar forma. O que ela não esperava é que o sonho de morar no litoral estava mais próximo do que imaginava. Quando foi demitida em 2014, aprendeu na prática a experiência de perder tudo o que planejou. O seu plano deu errado. De cabeça erguida se despediu de todos, foi chorar e enxugar as suas lágrimas nos Estados Unidos, aproveitando uma viagem que já estava programada.

A vida tinha que continuar e como lidar com esse luto? Sim, luto, pois foram anos de trabalho e experiências profissionais e pessoais, uma perda inestimável. Ao administrar essa aflição descobriu uma nova vida. Enterrou a profissão oficial de jornalista e partiu para concretizar o sonho da pousada como empresária que, em princípio, era gerido à distância. Com a morte dos pais em 2020 e com o Chico já independente mudou-se para a Bahia.

Cláudia relata que não é fácil ser empreendedora no Brasil, mas os conhecimentos adquiridos em sua trajetória profissional muito contribuiu para adaptação à realidade e à verbalização local. O que também fez toda diferença na gestão foi a vida com a natureza, segundo ela, a fez ver tudo com mais clareza.

Vida sem Crachá

Vivendo num aquário corporativo, o crachá fica incorporado como uma tatuagem, isso ficou evidente quando Cláudia precisou ir ao Sindicato dos Jornalistas e teve que se apresentar. Nesse momento sentiu o primeiro grande insigth sobre o livro. Movida pela dor, iniciou com um blog, que escrevia para não enlouquecer, escrevia sem filtro e para falar da perda do emprego. A escrita se transformou em terapia.

Segundo Cláudia, empreender é uma arte solitária e é mais produtivo quando se faz o que gosta. Busque ideias no próprio DNA, na vivência de família. A vida está sempre em transformação, pois é uma mescla de sucessos e perdas. Viva um dia de cada vez, hoje, estar vivo é uma grande vitória.

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.