Conversa com Mulheres apresenta Claudia Cury

Em live para o Poder Concept “Conversa com Mulheres” entrevista Claudia Cury, que diz que não quer estocar conhecimentos e sim compartilhar, e saber que isto faça sentido a alguém.


09.06.2021

Claudia Cury reside na cidade de São Carlos. Formada em educação física, psicopedagoga, atuou durante 22 anos em instituição escolar. Hoje trabalha no desenvolvimento de gestores, educadores, pais e alunos nas habilidades sócio emocionais, como master coach e mentora de negócios. É formada também em rádio e locução, jornalismo e é influenciadora digital.

Essa workaholic começou a trabalhar na juventude. Mesmo com o casamento e filhos não deixou a profissão de educadora, mas reduziu a carga horária. Enquanto criava os filhos e trabalhava, foi se especializar em várias áreas e participar de cursos e palestras.

O grande gatilho na atuação profissional talvez tenha acontecido na própria necessidade de Claudia como uma ampliação de mindset e um olhar a longo prazo. Aprendeu a planejar as atividades e não a deixar ao acaso, exemplificando: “que professora eu quero ser para o meu aluno? Que cultura a mais do que aquela que ensino em sala de aula ou na educação física, na área de esporte e lazer posso levar? Quero representar mais para essas crianças e suas famílias que passam por mim?” Também a necessidade de educar os seus filhos a fez acionar muitas outras coisas. Claudia sabe que graças ao seu esforço conseguiu representar mais na vida das pessoas.

Sua experiência no mundo da política foi a mais difícil e desafiadora. Conta que primeiro porque a mulher na política está ainda conquistando o seu espaço. Tem que ter muita força, muito argumento e muita frieza para entrar nesse mundo da política, mas acredita que o ser humano tem que trabalhar por algo além de si mesmo. As políticas públicas existem e podem ser aplicadas com caráter e honestidade, olhando pela necessidade de quem pode de menos. Não entrou na política de uma maneira aventurada e por ser conhecida na sua cidade ou para cumprir a cota.de mulheres candidatas. Deixa como ponto de atenção para as mulheres não se deixar ser usada como um número para cumprir cota na eleição. Quando a mulher decide entrar precisa se preparar, fazer curso, conhecer bem o seu bairro e a sua cidade, senão as pessoas irão engoli-la. Claudia reforça que irá continuar com essa bandeira para ajudar na vida pública.

Entrou na vida pública desde criança, porque seu pai foi vereador e sua mãe ocupou três mandatos como vereadora e foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal, numa época machista. Comenta que foi um desafio trilhar o seu próprio caminho e não na história dos seus pais. E confessa que foi muito bonito e que gostou, pois, existem pessoas honestas, educadoras, jornalistas, seja qual for o nicho de trabalho que pode colaborar com a sociedade através da política pública.

Além da política, outra experiência desafiadora foi empreender, após ter sido por anos funcionária de um colégio. Aqui Claudia conta que sua vida de empreendedora começou com 16 anos quando fazia chocolate caseiro para uma padaria e assim começar a ganhar o seu dinheiro. Durante um tempo já abriu e fechou empresa, aprendeu muito com os erros da primeira para não errar na segunda, tudo foi desafiante e isso a ajudou a chegar hoje a uma atividade autônoma, onde tem possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Atua como mentora, online, tanto para o exterior como para alguns estados do Brasil. Como mentora de negócios tem autonomia para organizar sua agenda. Tanto ela como as pessoas à sua volta perguntavam se iria conseguir. Provou a si mesma que é possível com uma mentalidade empreendedora, mesmo que tenha sido mais um desafio.

Porém, toda a sua dedicação e empenho mais o excesso de trabalho cobrou lhe um preço alto em 2017, quando teve uma experiência de quase morte e depois a benção de receber a graça de um milagre de ter sua saúde de volta sem nenhuma sequela, num quadro que somente 1% das mulheres conseguem.

Ainda não parou de estudar, pois, sabe que a neurociência traz praticidade para os pedagogos, psicopedagogos, mentores, consultores e com isso fica inconformada de ficar na ignorância e quer aprender, às vezes pode nem ser da sua área de atuação, mas sabe que fará diferença quando aprender qualquer tema. Gosta de estudar sobre a mente e o comportamento humano, sobre criatividade e inovação, pois acredita que assim poderá trazer um novo conceito de paisagem cultural, estimulando as pessoas para terem crenças possibilitadoras.

Fala sobre o poder da comunicação e de desenvolver pessoas, de dar capacitação a elas para se conhecerem melhor e serem mais produtivas no que elas fazem, isto a encanta e a faz buscar mais técnicas e novas ferramentas, porque às vezes um exercício que aplica em um adolescente ou adulto dá um clique que é uma virada de chave

Muitos momentos marcaram sua vida: na vida pessoal é como mãe e o sucesso dos seus filhos e na vida profissional quando fechou o primeiro projeto e naquele dia, sua vida mudou, sabia ter capacidade empreendedora e era capaz de gerar o seu valor. Outro momento libertador e desafiador foi quando conseguiu falar com naturalidade o valor dos meus trabalhos.

Deixa para quem quer empreender algumas dicas: tenha um olhar muito atento à sua vida porque se não aprender se olhar o seu negócio não irá funcionar. É preciso olhar para sua existência, o porquê e para que você veio. Buscar seu estado de presença, seu caminho, se conectar com a sua essência. No entanto, o que mais tem que buscar é tornar a cada dia uma pessoa de valor que contribui com a vida de outras pessoas. Abrace mais sua família. Foque no que tem de bom nas pessoas, observe com quem você senta e use o seu tempo para que não seja sugado e não se deixe sugar pelas pessoas. Cuide das pessoas que estão na sua empresa e do seu networking.

E para encerrar tenha fé, independente de religião, porque os olhos da fé é a certeza de uma palavra, daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Acredite no seu produto, em você, no seu potencial. Acredite que você pode fazer e quando precisar pedir ajuda e orientação peça, não é feio pedir. Se permita sentir todas as emoções porque todas são lícitas, mas nunca permita que as emoções tóxicas permeiam em você.

Redes Sociais de Claudia Cury:

Facebook

Instagram

Linkedin

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.