Conversa com Mulheres apresenta Anselmo Cassiano


Todos negociam o tempo todo


Daniela Soares

16.11.2021

Nasceu no interior de São Paulo, é filho de baianos, já morou no Mato Grosso do Sul, serviu na Força de Paz no Timor-Leste. Hoje reside em Cambridge, Massachusetts. Anselmo Cassiano é especialista em Negociação e Mediação pela Harvard Law School, é pesquisador afiliado ao Water Diplomacy pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), além da formação em Comunicação Social e seu MBA em Comunicação Corporativa.

O Exército Brasileiro foi um lugar especial em sua vida. Formou-se como Tenente na área de Logística, posteriormente trabalhou em Comunicação Social e envolveu-se na transformação comunicacional que o exército sofreu. Participa do Projeto Embaixadores e do 24h NOW. O primeiro é voltado para minorias, nos Estados Unidos, abordando a aprendizagem de triatlo, tênis, mídia e negociação durante o verão, principalmente. Já o segundo trata-se de um evento com engajamento de 5 continentes no qual se visa o incentivo a atividades físicas de todas as naturezas e ações sociais de impacto nas comunidades locais dos participantes.

Anselmo explana sobre o Program on Negotiation-PON (Programa sobre Negociação) na Harvard Law School, o qual foi criado em 1979 tendo como base o livro de um dos fundadores, Getting To Yes, de William L. Ury, [traduzido para o português Como chegar ao sim: Como negociar acordos sem fazer concessões (Editora Sextante, 2018)], que permeia diversos departamentos e universidades. Diz que na maioria do dia negociamos intuitivamente, mas ao estudarmos a respeito, organizamos nossa caixa de ferramentas, de forma que, ao depararmo-nos com certas situações, escolhemos aquelas que faremos uso. Cita as três características que definem o negociar segundo Ury: a empatia, a capacidade de afirmar interesses sem que um ataque o outro e a criatividade para soluções de ganho mútuo. E ainda assevera que o bom negociador é aquele que atua sobre interesses e não posições.

Clique na imagem para assistir a entrevista no canal do Youtube da Poder Concept

Aponta os sete fatores da arte de negociar: o interesse, as alternativas, a comunicação, o relacionamento, as opções, os critérios e o comprometimento e como é importante termos em tal circunstância um Plano B definido, citando o Best alternative to a negotiated agreement-BATNA (Melhor Alternativa a um Acordo).

Finaliza ao comentar sobre a diplomacia feminina no mundo, com pesquisas realizadas a respeito da participação de mulheres em acordos e o impacto positivo na duração dos mesmos. Expõe a opinião da ex-ministra sueca das Relações Exteriores, Margot Wallström: “Quanto mais mulheres, mais paz”. Com elas, seguindo as palavras de Wallström, as soluções surgem com mais facilidade, devido uma abordagem colaborativa. Na negociação são consideradas mais honestas do que o sexo masculino, tornando os acordos mais duradouros, além de serem consideradas mediadores mais imparciais do que os homens.

Confira as redes sociais de Anselmo Cassiano:

LinkedIn | Facebook | Twitter

A Poder Concept, tem por objetivo ajudar mulheres e empresas a mudarem mindsets, seus pensamentos e inovarem suas atitudes; acreditamos em um mundo em que todos sejam capazes de seguir seus sonhos e realizá-los.

Os aspectos envolvidos na criação e operação serão de capacitação, assessoria e consultoria, que terá como foco inicial voltado para jornada empreendedora, preparando mulheres a serem consultoras para atenderem os clientes-alvo. Inicialmente serão empresas do setor privado; sendo micro, pequenos e médio portes, provendo conhecimento para que possam atuar como grandes geradores de novos empregos.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo