Search this site
Embedded Files
Cidadão e Repórter
  • Inicio
  • Artes
    • Cinema
    • Games
    • Literatura
    • Musica
    • Serie
    • Artes/Noticias
  • Cidadania
    • Cidade
      • SP
    • Direitos e Deveres
    • Educacao
    • Pilulas
    • Servicos
    • Sustentabilidade
  • Cultura
    • Cognicao
    • CulturaPOP
    • Historia
  • Economia
    • Empreender
    • Noticias
  • Eventos
    • Agenda
    • Curso
    • Entretenimento
    • Exposicao
    • Palestra
  • Tech
  • Viver Bem
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Longevidade
    • Pandemia
    • Saude
    • Turismo
  • Editoriais
  • Cronicas
  • Series de Reportagens
    • Poder Concept
    • Direto ao Ponto
    • Enfrentando Desafios Profissionais
    • Panorama da Musica Brasileira do seculo XX
    • Sintonia Naval
Cidadão e Repórter
  • Inicio
  • Artes
    • Cinema
    • Games
    • Literatura
    • Musica
    • Serie
    • Artes/Noticias
  • Cidadania
    • Cidade
      • SP
    • Direitos e Deveres
    • Educacao
    • Pilulas
    • Servicos
    • Sustentabilidade
  • Cultura
    • Cognicao
    • CulturaPOP
    • Historia
  • Economia
    • Empreender
    • Noticias
  • Eventos
    • Agenda
    • Curso
    • Entretenimento
    • Exposicao
    • Palestra
  • Tech
  • Viver Bem
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Longevidade
    • Pandemia
    • Saude
    • Turismo
  • Editoriais
  • Cronicas
  • Series de Reportagens
    • Poder Concept
    • Direto ao Ponto
    • Enfrentando Desafios Profissionais
    • Panorama da Musica Brasileira do seculo XX
    • Sintonia Naval
  • More
    • Inicio
    • Artes
      • Cinema
      • Games
      • Literatura
      • Musica
      • Serie
      • Artes/Noticias
    • Cidadania
      • Cidade
        • SP
      • Direitos e Deveres
      • Educacao
      • Pilulas
      • Servicos
      • Sustentabilidade
    • Cultura
      • Cognicao
      • CulturaPOP
      • Historia
    • Economia
      • Empreender
      • Noticias
    • Eventos
      • Agenda
      • Curso
      • Entretenimento
      • Exposicao
      • Palestra
    • Tech
    • Viver Bem
      • Comportamento
      • Gastronomia
      • Longevidade
      • Pandemia
      • Saude
      • Turismo
    • Editoriais
    • Cronicas
    • Series de Reportagens
      • Poder Concept
      • Direto ao Ponto
      • Enfrentando Desafios Profissionais
      • Panorama da Musica Brasileira do seculo XX
      • Sintonia Naval

CULTURA ‣ História

Sintonia Naval - Porto de Vitória

Cleo Brito

22.06.2021

Apresentação

Para a série Sintonia Naval é relevante uma breve apresentação do que é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, entidade que integra a administração federal indireta, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. 

A ANTAQ tem por finalidade implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na legislação sendo responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária. 

Constituem esfera de atuação da ANTAQ: navegação fluvial, lacustre e de travessia; navegação de apoio marítimo, de apoio portuário, de cabotagem e de longo curso; os portos organizados e as instalações portuárias neles localizadas; os terminais de uso privado; as estações de transbordo de carga; as instalações portuárias públicas de pequeno porte e as instalações portuárias de turismo. 

O Porto de Vitória, sob a jurisdição da COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO (CODESA), Autoridade Portuária do Espírito Santo, é constituído de instalações públicas e arrendadas, que possibilitam a movimentação de diversos tipos de cargas, incluindo o atendimento às embarcações offshore.

Sua história teve início na segunda metade do século XIX com o crescimento da cultura cafeeira. Na época, o embarque de cargas era feito no atracadouro denominado Cais do Imperador, simples cais de madeira (trapiche) que ficava onde hoje se localiza a escadaria do Palácio Anchieta. Datam de 1881 os primeiros estudos para a construção do Porto de Vitória. Em função do baixo comércio da região e a falta de estradas que ligassem ao interior, o projeto demorou a sair do papel.

Em 28 de março de 1906, o Governo Federal autorizou à Companhia Porto de Vitória (CPV) a execução de 1.130 m de cais na faixa da Vila Rubim. Por falta de verbas, a obra passou por diversas paralisações e, em 1924, a concessão dada a CPV foi anulada pela União e transferida ao Governo Estadual. A inauguração só ocorreu em 3 de novembro de 1940, assinalando o começo do atual complexo portuário. Naquele ano, aconteceu o primeiro embarque de minério de ferro.

O fato da capital capixaba situar-se numa ilha, dificultava a chegada ao cais de mercadorias vindas do interior, asfixiando o desenvolvimento do porto. A ligação da parte sul de Vitória com o continente deu-se com a inauguração da Ponte Florentino Avidos, em 27 de junho de 1928, possibilitando a implantação do acesso ferroviário, concluído em 1942.

Ainda nos anos de 1940, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) montou a estação de embarque de minério no morro do "Pela Macaco"(hoje, desativada), em Vila Velha. Na mesma época, e no mesmo município, houve a construção do Terminal de Granéis Líquidos e a instalação dos Cais de Paul. Já na década de 1970 foi inaugurado o Cais de Capuaba, em Vila Velha.

Em 1983 foi criada a CODESA. Cinco anos depois, portaria do Ministério dos Transportes estabeleceu a área do Porto Organizado de Vitória (municípios de Vitória e Vila Velha) e Barra do Riacho (Aracruz), época em que também foi extinta a Portobrás, determinando, assim, a descentralização dos serviços da União para com as Companhias Docas federais.

Vista parcial do Porto de Vitória

Com 14 berços de atracação, entre importação e exportação, opera cargas predominantes como: contêineres, café, granito/mármore, produtos siderúrgicos, concentrado de cobre, fertilizantes, automóveis, máquinas e equipamentos, eletrônicos, celulose, trigo e malte, açúcar, granéis líquidos (gasolina, óleo diesel, soda cáustica), offshore etc.

41,8% da movimentação total do Porto de Vitória em 2020 foi de granéis sólidos e 39,1% foi de carga conteinerizada.

Mármore e granito – Devido ao Espírito Santo ser o principal produtor de rochas ornamentais do Brasil, grande parte da exportação se dá pelo Porto de Vitória. (1.468 toneladas em 2020)

Ferro gusa – Devido à proximidade do Estado de Minas Gerais, principal produtor de ferro gusa, grande parte da exportação se dá pelo Porto de Vitória. (714 mil toneladas em 2020)

Café – Proximidade ao Estado de Minas Gerais e produção própria do café capixaba, sendo reconhecido mundialmente pela qualidade. (387 mil toneladas em 2020)

Malte – Proximidade do Rio de Janeiro, um dos principais polos industriais de cervejas do Brasil. (278 mil toneladas em 2020)

Principais portos estrangeiros com os quais tem maior parceria e respectivas mercadorias:

Xiamen (China) – 252 mil toneladas em 2020 - mármore e granito

  • Bahia Blanca (Argentina) – 218 mil toneladas em 2020 - malte

  • Rotterdam (Holanda) – 332 mil toneladas em 2020 - ferro gusa

  • Houston (Estados Unidos) – 98 mil toneladas em 2020 - mármore e granito

  • São Petersburgo (Rússia) – 145 mil toneladas em 2020 - fertilizantes

Com a missão de atrair e disponibilizar as condições de infraestrutura ao complexo logístico, promovendo competência, qualidade e sustentabilidade das operações, visa ser uma Autoridade Portuária líder no desenvolvimento do complexo logístico multipropósito do Espírito Santo, reconhecida pela eficiência e flexibilidade no atendimento a grandes e pequenos usuários, tornando-se indutora da economia regional.

 

Referências:

CODESA 

Fotos cedidas por:  Porto de Vitória


Revisão ortográfica: Anne Preste

Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do jornal Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Anúncio

Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas.


Conheça as outras matérias da série Sintonia Naval

Credibilidade


Sobre

Diretrizes

Editorialidade

Política de Privacidade

Termos de Uso

Equipe


Conselho Editorial

Colaboradores

Parceiros

Colabore


Voluntariado

Republique

Contato

Este site não utiliza cookies! Nem próprios e nem de terceiros.  Também não analisa sua navegação, não envia publicidade e não invade sua privacidade.

O site do jornal Cidadão e Repórter deseja que você seja um leitor de nossas notícias e volte sempre que puder. Navegue a vontade! Suas melhores experiências são sua liberdade e sua privacidade.

(c) 2019 - 2022

Todos os direitos reservados

Redes Sociais

FacebookInstagram
Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse