Sintonia Naval - Porto de Itapuá

por Cleo Brito

23.02.2021

Apresentação

Para a série Sintonia Naval é relevante uma breve apresentação do que é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, entidade que integra a administração federal indireta, vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

A ANTAQ tem por finalidade implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na legislação sendo responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.

Constituem esfera de atuação da ANTAQ: navegação fluvial, lacustre e de travessia; navegação de apoio marítimo, de apoio portuário, de cabotagem e de longo curso; os portos organizados e as instalações portuárias neles localizadas; os terminais de uso privado; as estações de transbordo de carga; as instalações portuárias públicas de pequeno porte e as instalações portuárias de turismo.

PORTO DE ITAPOÁ

Desde sua concepção o Porto Itapoá foi projetado para ser um terminal portuário apto a receber as grandes embarcações que operam em águas brasileiras. Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores dos mais diversos segmentos empresariais.

Foto cedida pelo Porto de Itapuá

Em junho de 2011, quando o Porto Itapoá iniciou suas operações, os maiores navios que chegavam ao Brasil eram os Super-Post-Panamax, com aproximadamente, 300 metros de comprimento. Essas embarcações, desde então, contemplam Itapoá dentro de suas escalas prioritárias e, ano após ano, as dimensões dos navios com permissão para operarem no País vem sendo acrescidas chegando, em 2019, às embarcações que superam os 330 metros de comprimento e, por aptidão e características proporcionadas pela Baía da Babitonga, somadas a infraestrutura da empresa, o Porto Itapoá continuou a ser um dos portos presentes na programação dos principais armadores e seus big vessels.

Foto cedida pelo Porto de Itapuá

Confirmando essa marca conquistada pelo Terminal e, surgindo no horizonte a tendência para que embarcações de até 350 metros entrem em operação no País, a Marinha do Brasil ratificou em 2020 a autorização para manobras de navios com essas dimensões para operação no Porto Itapoá. Fator importante para o sucesso do Terminal nesses poucos anos de operação certamente está relacionada a sua localização estratégica na Baía da Babitonga, considerada um dos grandes ativos portuários do País e um dos estuários que menos demanda investimentos públicos para a manutenção de suas condições de navegabilidade.

Além de ser um dos maiores e mais importantes terminais do País em cargas conteinerizadas e grande vetor de desenvolvimento econômico do município e região, o Porto Itapoá já se transformou em uma das principais atrações turísticas do litoral Norte de Santa Catarina. O seu projeto inovador permite a livre visualização das movimentações dos navios e das operações no cais e das belezas naturais da Baía da Babitonga. Logo em frente está a velha Figueira, árvore símbolo que dá nome à localidade da Figueira do Pontal.

Foto cedida pelo Porto de Itapuá

Tendo a sustentabilidade como um dos pilares estratégicos de atuação, o Porto Itapoá é o idealizador e mantenedor do premiado "Projeto Itapoá Sempre Verde" que propicia aos moradores e turistas visitas guiadas ao Viveiro Florestal Educador e às trilhas na Reserva Natural de Preservação da Natureza (RPPN) Padre Piet Van der Aart. Com esta iniciativa, o Porto Itapoá compensou em 10 vezes a área para a ampliação do Terminal e que, associada à RPPN Reserva Volta Velha, tornou-se uma das maiores reservas particulares de Santa Catarina e do país, um importante ativo ambiental e uma atração turística de Itapoá. No local são realizadas atividades de interação da Mata Atlântica, plantio de mudas de árvores nativas e atividades de educação ambiental.

Porto Itapoá é referência em eficiência, inovação, sustentabilidade e capacidade para receber grandes navios

Referências: Porto de Itapoa

Revisão ortográfica: Geyse Tavares

Anúncio

Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas.