Canal de Suez liberado

O meganavio Ever Given voltou a flutuar às 10h05 (no horário de Brasília), deixando livre novamente a passagem pelo Canal de Suez".

Cleo Brito

30.03.2021

Apos seis dias de uma mega operação de desencalhe, envolvendo diversos rebocadores, o cargueiro Ever Given finalmente destravou a circulação no Canal de Suez, possibilitando a retomada do tráfego de cerca de 369 embarcações, na fila para cruzar o canal, mesmo depois de várias empresas terem redirecionado parte de seus navios para outras rotas.

O CEO da empresa de resgate holandesa Boskalis, afirmou que o Ever Given voltou a flutuar às 10h05 (no horário de Brasília), deixando livre novamente a passagem pelo Canal de Suez". Acredita-se que a normalização do tráfego ainda leve vários dias, com reflexos nos preços e na disponibilidade de produtos ao redor do mundo.

Canal de Suez: último incidente antes do Ever Given deixou canal fechado por 8 anos

Em junho de 1967, 15 navios que passavam pelo canal foram pegos no fogo cruzado da Guerra dos Seis Dias, entre Israel e o bloco formado por Egito, Síria e Jordânia. A guerra terminou em questão de dias, mas o canal ficou fechado por anos — um dos navios afundou e os outros 14 encalharam e só foram retirados 8 anos depois.



Referências:

BBC.com


Revisão ortográfica: Geyse Tavares