Sintonia Naval - Porto de Santos

por Cleo Brito

28.10.2020

Apresentação

Para a série Sintonia Naval é relevante uma breve apresentação do que é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, entidade que integra a administração federal indireta, vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

A ANTAQ tem por finalidade implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na legislação sendo responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.

Constituem esfera de atuação da ANTAQ: navegação fluvial, lacustre e de travessia; navegação de apoio marítimo, de apoio portuário, de cabotagem e de longo curso; os portos organizados e as instalações portuárias neles localizadas; os terminais de uso privado; as estações de transbordo de carga; as instalações portuárias públicas de pequeno porte e as instalações portuárias de turismo.

A Autoridade Portuária de Santos (SPA) é uma empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura.

É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passa quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o porto está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui mais de 40 terminais marítimos e retroportuários, situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Santos e Guarujá (esquerda).

O surgimento do Porto de Santos remonta ao século XVI, quando da fundação da Vila de Santos, por Brás Cubas. Os primeiros 260 metros de cais construídos foram inaugurados em 2 de fevereiro de 1892, tendo um rápido crescimento devido às exportações de café.

No final do século XIX a situação da saúde pública em Santos estava preocupante.

Diante de sérios problemas sanitários, a cidade enfrentava epidemias das mais variadas espécies. As mais temidas eram as de febre amarela e varíola. Com a peste atacando maciçamente o povoado de Santos, Vicente de Carvalho (santista de nascimento), então secretário do Interior do Estado, se movimentou em busca de uma solução para o grave problema que poderia vir a afetar o porto, levando-o a talvez ser fechado e sua operação transferida para São Sebastião.

Para se ter uma noção exata do problema, Santos com 30 mil habitantes, tinha uma taxa de mortalidade que chegava aos alarmantes 11,87%. Com essa situação o fluxo da imigração não permanecia em Santos e região, sendo quase que imediatamente transferida para o planalto e o interior do Estado. Esse quadro só se reverteu quando o engenheiro sanitarista Saturnino de Brito entrou na história com um plano de saneamento e urbanização da cidade e concomitantemente do porto, por meio da construção dos canais.

O complexo portuário santista segue firme no objetivo de se manter como um porto eficiente e comprometido com o crescimento sustentável. Para isso, a SPA vem trabalhando no propósito de manter e ampliar a sua infraestrutura, valendo destacar os serviços de dragagem para manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação que, aliados às novas tecnologias, permitem manter o calado operacional em 13,50 metros, viabilizando a vinda de navios de maior porte.

O Porto conta com uma grande variedade de terminais de carga para diversos produtos realizando a movimentação de produtos químicos, derivados de petróleo, granéis sólidos (principalmente de origem vegetal), líquidos, contêineres, carga geral, carga de projetos, e passageiros. Um porto com multipropósito que opera, continuamente, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

Uma curiosidade com relação às cargas: o trigo é sugado dos porões dos navios para os silos, mas os demais produtos agrícolas (soja, açúcar, milho) fazem o caminho inverso: são despejados por meio de esteiras e shiploaders (carregadores) desde os armazéns até o porão dos navios.

A Santos Port Authority, atua em conjunto com os terminais e a comunidade na implementação de programas ambientais e sociais, conciliando o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais. Referências: http://portal.antaq.gov.br/ http//www.portodesantos.com.br/institucional/codesp https://www.portodesantos.com.br/outros-links/glossario-de-termos-portuarios/



Fotos: Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas.


Revisão: Maitê Ribeiro

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Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas.