Search this site
Embedded Files
Cidadão e Repórter
  • Inicio
  • Artes
    • Cinema
    • Games
    • Literatura
    • Musica
    • Serie
    • Artes/Noticias
  • Cidadania
    • Cidade
      • SP
    • Direitos e Deveres
    • Educacao
    • Pilulas
    • Servicos
    • Sustentabilidade
  • Cultura
    • Cognicao
    • CulturaPOP
    • Historia
  • Economia
    • Empreender
    • Noticias
  • Eventos
    • Agenda
    • Curso
    • Entretenimento
    • Exposicao
    • Palestra
  • Tech
  • Viver Bem
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Longevidade
    • Pandemia
    • Saude
    • Turismo
  • Editoriais
  • Cronicas
  • Series de Reportagens
    • Poder Concept
    • Direto ao Ponto
    • Enfrentando Desafios Profissionais
    • Panorama da Musica Brasileira do seculo XX
    • Sintonia Naval
Cidadão e Repórter
  • Inicio
  • Artes
    • Cinema
    • Games
    • Literatura
    • Musica
    • Serie
    • Artes/Noticias
  • Cidadania
    • Cidade
      • SP
    • Direitos e Deveres
    • Educacao
    • Pilulas
    • Servicos
    • Sustentabilidade
  • Cultura
    • Cognicao
    • CulturaPOP
    • Historia
  • Economia
    • Empreender
    • Noticias
  • Eventos
    • Agenda
    • Curso
    • Entretenimento
    • Exposicao
    • Palestra
  • Tech
  • Viver Bem
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Longevidade
    • Pandemia
    • Saude
    • Turismo
  • Editoriais
  • Cronicas
  • Series de Reportagens
    • Poder Concept
    • Direto ao Ponto
    • Enfrentando Desafios Profissionais
    • Panorama da Musica Brasileira do seculo XX
    • Sintonia Naval
  • More
    • Inicio
    • Artes
      • Cinema
      • Games
      • Literatura
      • Musica
      • Serie
      • Artes/Noticias
    • Cidadania
      • Cidade
        • SP
      • Direitos e Deveres
      • Educacao
      • Pilulas
      • Servicos
      • Sustentabilidade
    • Cultura
      • Cognicao
      • CulturaPOP
      • Historia
    • Economia
      • Empreender
      • Noticias
    • Eventos
      • Agenda
      • Curso
      • Entretenimento
      • Exposicao
      • Palestra
    • Tech
    • Viver Bem
      • Comportamento
      • Gastronomia
      • Longevidade
      • Pandemia
      • Saude
      • Turismo
    • Editoriais
    • Cronicas
    • Series de Reportagens
      • Poder Concept
      • Direto ao Ponto
      • Enfrentando Desafios Profissionais
      • Panorama da Musica Brasileira do seculo XX
      • Sintonia Naval

CULTURA ‣ História

Sintonia Naval - Porto de Santos

por Cleo Brito

28.10.2020 

Apresentação

Para a série Sintonia Naval é relevante uma breve apresentação do que é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, entidade que integra a administração federal indireta, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. 

A ANTAQ tem por finalidade implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na legislação sendo responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária. 

Constituem esfera de atuação da ANTAQ: navegação fluvial, lacustre e de travessia; navegação de apoio marítimo, de apoio portuário, de cabotagem e de longo curso; os portos organizados e as instalações portuárias neles localizadas; os terminais de uso privado; as estações de transbordo de carga; as instalações portuárias públicas de pequeno porte e as instalações portuárias de turismo. 

A Autoridade Portuária de Santos (SPA) é uma empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura. 

É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passa quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o porto está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui mais de 40 terminais marítimos e retroportuários, situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Santos e Guarujá (esquerda). 

O surgimento do Porto de Santos remonta ao século XVI, quando da fundação da Vila de Santos, por Brás Cubas. Os primeiros 260 metros de cais construídos foram inaugurados em 2 de fevereiro de 1892, tendo um rápido crescimento devido às exportações de café. 

No final do século XIX a situação da saúde pública em Santos estava preocupante. 

Diante de sérios problemas sanitários, a cidade enfrentava epidemias das mais variadas espécies. As mais temidas eram as de febre amarela e varíola. Com a peste atacando maciçamente o povoado de Santos, Vicente de Carvalho (santista de nascimento), então secretário do Interior do Estado, se movimentou em busca de uma solução para o grave problema que poderia vir a afetar o porto, levando-o a talvez ser fechado e sua operação transferida para São Sebastião. 

Para se ter uma noção exata do problema, Santos com 30 mil habitantes, tinha uma taxa de mortalidade que chegava aos alarmantes 11,87%. Com essa situação o fluxo da imigração não permanecia em Santos e região, sendo quase que imediatamente transferida para o planalto e o interior do Estado. Esse quadro só se reverteu quando o engenheiro sanitarista Saturnino de Brito entrou na história com um plano de saneamento e urbanização da cidade e concomitantemente do porto, por meio da construção dos canais. 

O complexo portuário santista segue firme no objetivo de se manter como um porto eficiente e comprometido com o crescimento sustentável. Para isso, a SPA vem trabalhando no propósito de manter e ampliar a sua infraestrutura, valendo destacar os serviços de dragagem para manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação que, aliados às novas tecnologias, permitem manter o calado operacional em 13,50 metros, viabilizando a vinda de navios de maior porte. 

O Porto conta com uma grande variedade de terminais de carga para diversos produtos realizando a movimentação de produtos químicos, derivados de petróleo, granéis sólidos (principalmente de origem vegetal), líquidos, contêineres, carga geral, carga de projetos, e passageiros. Um porto com multipropósito que opera, continuamente, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. 

Uma curiosidade com relação às cargas: o trigo é sugado dos porões dos navios para os silos, mas os demais produtos agrícolas (soja, açúcar, milho) fazem o caminho inverso: são despejados por meio de esteiras e shiploaders (carregadores) desde os armazéns até o porão dos navios. 

A Santos Port Authority, atua em conjunto com os terminais e a comunidade na implementação de programas ambientais e sociais, conciliando o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais. Referências: http://portal.antaq.gov.br/ http//www.portodesantos.com.br/institucional/codesp https://www.portodesantos.com.br/outros-links/glossario-de-termos-portuarios/ 



Fotos: Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas. 


Revisão: Maitê Ribeiro

Anúncio

Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas.


Conheça as outras matérias da série Sintonia Naval

Credibilidade


Sobre

Diretrizes

Editorialidade

Política de Privacidade

Termos de Uso

Equipe


Conselho Editorial

Colaboradores

Parceiros

Colabore


Voluntariado

Republique

Contato

Este site não utiliza cookies! Nem próprios e nem de terceiros.  Também não analisa sua navegação, não envia publicidade e não invade sua privacidade.

O site do jornal Cidadão e Repórter deseja que você seja um leitor de nossas notícias e volte sempre que puder. Navegue a vontade! Suas melhores experiências são sua liberdade e sua privacidade.

(c) 2019 - 2022

Todos os direitos reservados

Redes Sociais

FacebookInstagram
Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse