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CULTURA ‣ História

Sintonia Naval - Portos do Paraná

por Cleo Brito

08.12.2020 

Apresentação

Para a série Sintonia Naval é relevante uma breve apresentação do que é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, entidade que integra a administração federal indireta, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. 

A ANTAQ tem por finalidade implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura, segundo os princípios e diretrizes estabelecidos na legislação sendo responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária. 

Constituem esfera de atuação da ANTAQ: navegação fluvial, lacustre e de travessia; navegação de apoio marítimo, de apoio portuário, de cabotagem e de longo curso; os portos organizados e as instalações portuárias neles localizadas; os terminais de uso privado; as estações de transbordo de carga; as instalações portuárias públicas de pequeno porte e as instalações portuárias de turismo. 

Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina. Um modelo de gestão atual que obedece às linhas landlord, em que a autoridade portuária é responsável pela administração do porto e por oferecer a estrutura necessária às atividades de movimentação de cargas. Assim, o poder público mantém toda a infraestrutura de acesso aquaviário, bacia de evolução, berços de atracação, acessos rodoviários, ferroviários e internos.  Já a iniciativa privada é responsável pela superestrutura: equipamentos, armazéns e mão de obra.

Em 10 de novembro de 1971, a administração dos dois portos paranaenses foi unificada pela lei 6.249, criando a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégica a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: soja em grãos, farelo de soja, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, etanol e veículos.

Ainda integram o complexo portuário um Terminal de Uso Privativo (TUP), Cattalini Terminais Marítimos S.A. (com um píer, com dois berços), e a Unidade Offshore da empresa Techint. – UOT, Porto Pontal do Paraná – TPPP.

Imagens: Flávio R. Berger (*)

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina fez uma compilação com os principais fatos que marcaram a história dos portos de Paranaguá e Antonina.

Para contextualizar essa linha do tempo, também foram marcados os principais fatos que ocorreram no Paraná e no Brasil, simultâneos aos marcos históricos dos portos. Confira abaixo e conheça um pouco mais da história dos Portos do Paraná.

Paranaguá

1840 – Nessa época, as embarcações chegavam e saíam das barrancas do Rio Taguaré (Itiberê).

1853 – Criada a Capitania do Porto de Paranaguá, em 1° de outubro.

O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Batizado de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá. Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935. Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração do Porto de Paranaguá (A.P.P.).

Antonina

1856 – Construído o 1º local onde embarcações atracam e estabelecida a linha regular de navios a vapor de Antonina a Paranaguá.


Referências: www.portosdoparana.pr.gov.brRevisão: Maitê Ribeiro

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Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas.


Conheça as outras matérias da série Sintonia Naval

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