O mundo da navegação exerce fascínio por ser rico em curiosidades, desde a indústria, armazenamento e transporte, motivo pelo qual os convidamos a explorar, quinzenalmente, um pouco da história desse segmento.
O Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, entre portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias.
O primeiro porto da série Sintonia Naval será o de Santos, um dos maiores complexos portuários da América Latina.
A seguir, um breve relato de como tudo começou.
Imenso mundo de águas que cobre dois terços da superfície da Terra, os oceanos oferecem ao homem múltiplas atividades exploratórias.
Por volta de 12 mil anos atrás o homem se fixou à terra, iniciando a prática da produção agrícola, em assentamentos permanentes, geralmente em locais próximos aos grandes rios. Assim que começaram a ocorrer os excedentes, iniciou-se o comércio, primeiramente pelos rios e, posteriormente, chegando aos mares.
Dessas civilizações destacam-se a Mesopotâmia com os rios Tigre e Eufrates; a Índia com o rio Ganges; a China com os rios Amarelo e Azul, e o Egito com o Nilo, onde imperavam os navios de papiro.
Os Fenícios, por volta de 3.000 a.C., desvendaram completamente o Mar Mediterrâneo. Em função da geografia local, com portos naturais e terreno acidentado e pouco fértil, no início, praticavam a pesca. Naturalmente, foram conquistando os postos de maiores comerciantes marítimos da Idade Antiga. Por mar, exportavam cedro, azeite, vinhos e importavam ferro, estanho, ouro, prata, lã e marfim.
Já os vikings são populares por seus navios de guerra conhecidos como Drakar. Os vikings usavam os seus navios para explorações e saques a outros povos.
Os gregos na Antiguidade usavam os trirremes, barcos que tinham cerca de 36 metros de comprimento e tripulação de mais de 150 remadores.
A partir daí, a vela foi se aprimorando até surgirem os navios a vapor, resultados da revolução industrial.
As grandes navegações, também conhecidas como expansão marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia, desbravando os mares em busca de novas culturas, de novas terras e criando um grande comércio mundial.
A história da navegação atlântica teve um impulso decisivo durante o século XV, quando os turcos e mongóis interromperam o caminho terrestre até as Índias (Ásia). Os portugueses procuraram chegar até elas margeando o Atlântico, e, em 1487, Bartolomeu Dias alcançou o cabo da Boa Esperança, no sul da África.
Cinco anos depois, Cristóvão Colombo atravessou o Atlântico e chegou à América Central, da qual tomou posse em nome dos reis da Espanha.
Foi nessa época que foram feitos os grandes descobrimentos nas Américas e iniciou-se a era das colonizações. Dentre as grandes descobertas está o Brasil.
Convidamos você, a partir de agora, a se tornar um explorador, conhecendo um pouco da história dos portos e suas curiosidades
Até a próxima.
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Flávio R. Berger - fundador da empresa Fotoimagem, há 34 anos se dedica a captar imagens de Portos e Terminais do Brasil, utilizando equipamento fotográfico de última geração. Além de drones, possui motor home/trailer para o deslocamento e permanência nos locais para a execução do serviço aéreo ou terrestre. Flávio e Vanda Rodrigues Cerqueira lançaram a quarta edição do livro “Portos e Terminais do Brasil ” – Trilíngue (mandarim, inglês, português) com 528 páginas, DVD com fotos e filmagens aéreas.