Relevância

por Silvia Triboni

26.10.2020

Sejamos Relevantes!

Chip Conley

"Um amigo grosseiro recentemente deu de ombros ao dizer: "Odeio mudanças!" Eu respondi atrevidamente, "Você provavelmente vai odiar ainda mais a irrelevância."

Quem conta esta história é Chip Conley, um dos profissionais mais respeitados na área da inovação comportamental e direcionamento de vida do público mais velho.

Best-seller do New York Times e empresário de hospitalidade, ganhou notoriedade quando os jovens fundadores da Airbnb o convidaram para ajudar a transformar sua promissora start-up na marca líder mundial de hospitalidade, fato que lhe deu autoridade para divulgar os benefícios mútuos existentes no trabalho em equipe composta por pessoas de gerações diferentes.

Quem é Chip Conley

Em seu quinto livro Wisdom@Work: The Making of a Modern Elder, o autor nos apresenta um novo tipo de "velhice" e o potencial positivo existente na colaboração intergeracional. Seus livros anteriores, PEAK e Emotional Equations, são inspirados nas obras dos famosos psicólogos Abraham Maslow e Viktor Frankl e em suas teorias sobre transformação e significado.

Inovador contumaz, Chip Conley é o fundador da primeira "escola de sabedoria da meia-idade" do mundo, a Modern Elder Academy na Baja California Sur, no México, onde os alunos aprendem como redirecionar uma vida inteira de experiências.

O Google substituiu o vovô e a vovó

Por todo este cabedal de experiências na preparação de um Modern Elder é que Chip afirma, categoricamente, que a Relevância substitui a Reverência.

Brilhantemente ilustra a sua tese ao mencionar: “O Google substituiu o vovô e a vovó há muito tempo. Sim, todos nós sabemos que os anciãos já foram reverenciados. Nossos filhos e netos ficaram sentados em silêncio aos nossos pés enquanto distribuíamos o que pensávamos ser sabedoria. A hierarquia de poder exigia que os jovens fossem ‘vistos, mas não ouvidos’".

Ser relevante nos dias atuais exige o conhecimento do contexto onde se está inserido. Caso contrário, ao partilhar a tua sabedoria, a tua versão será ouvida como algo assim: "Na minha época, blá ... blá ... blá ..." A verdade é que ninguém quer mais ser essa pessoa, e ninguém mais quer ouvir pessoas assim, diz Chip.

A sabedoria inerente aos mais velhos há de ser partilhada; entretanto, fazer isso requer relevância, explica Conley ao definir o termo.

Relevância é "a qualidade ou estado de estar intimamente conectado ou apropriado." E estar conectado significa que você está servindo. E servir significa entender bem as circunstâncias e a pessoa com quem estás engajado, o suficiente para envolver a tua sabedoria de forma que sejas relevante. Sabedoria e relevância formam juntas um círculo.

Relevância requer estudo, portanto. Exige preparo e consciência daquele que espera se comunicar adequadamente. Não apenas exprimir suas ideias sem a preocupação de ser ouvido com interesse, compaixão e respeito.

Não é para menos que Steve Jobs disse uma vez: “Crie relevância, e não conscientização”. Em outras palavras, relevância é importante porque parece útil e pertinente.

Por sua vez, Jimi Hendrix disse: “O conhecimento fala. A sabedoria escuta”.

Soma-se os valiosos ensinamentos desses ícones da cultura e da criação, e constata-se:

O passo número um para ser relevante é ouvir. E depois de ouvir com compaixão, sua intuição saberá como tornar sua sabedoria e verdade relevantes para a outra pessoa, esclarece e conclui Chip Conley.

Sejamos Relevantes!


Fonte: https://wisdomwell.modernelderacademy.com/relevance-replaces-reverence
Revisão: Maitê Ribeiro