O Estádio do Pacaembu

por Malu de Alencar

16.05.2020


Quando li sobre a notícia que no estádio do Pacaembu seria montado um hospital de campanha para acolher pacientes com o coronavírus, lembrei de uma história contada pelo saudoso amigo Dr. Arakaki Masakazu Ciro, de Campos do Jordão.

A notícia da inauguração do estádio do Pacaembu deixou alvoroçados os atletas que faziam parte da 2ª divisão de futebol de Campos do Jordão, pois o Interventor Estadual, Dr. Adhemar de Barros, convidou o clube jordanense para participar da festa de inauguração, que aconteceria no dia 27 de abril de 1940, do maior estádio da América Latina.

Estádio do Pacaembu, 1940

Sob a direção do jovem Arakaki, os atletas brilhariam desfilando com o uniforme do time de Campos do Jordão, a cidade que tinha como responsabilidade a cura da tuberculose.

Jamais imaginariam o que poderia acontecer.

A tuberculose era considerada doença maldita, o mal do século XX, e Campos do Jordão, por ter o ar mais puro do mundo, comprovado por vários depoimentos de médicos e cientistas, visto que ainda não tinham vacinas ou remédios que curassem a doença, o ar puro da montanha era um dos tratamentos indicados.

Dr. Domingos Jaguaribe, conceituado médico de São Paulo, no final do século XIX, começo do século XX escrevia artigos no jornal O Estado de São Paulo, sobre as benesses do ar puro da montanha, mais do que o de Davoz Platz, indicando a Serra da Mantiqueira como um dos locais de cura da tuberculose, incentivando outros médicos a conhecerem a região, entre eles , Emilio Ribas e Victor Godinho, que fundaram hospitais e sanatórios, além de buscarem recursos para a criação da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, inaugurada em novembro de 1914. Essa iniciativa facilitaria o acesso seguro e rápido para o alto da Serra da Mantiqueira, onde ficava o município, encurtando a viagem dos pacientes.

Adhemar de Barros, formado em Medicina, quando interventor do estado de São Paulo, de 1938 a 1941, investiu na ampliação e construção de sanatórios, em várias regiões do estado, e em Campos do Jordão criou um centro nacional da tuberculose.

Na data prevista, os jordanenses marcaram presença na inauguração do estádio.

Assim que foram anunciados, entraram em campo como se fossem participar de um jogo, mas ao pisaram no gramado foram vaiados pela plateia que gritava para que se retirassem, pois eram transmissores da tuberculose. Tiveram de sair escoltados do estádio.

O incrível é a história se repetir, dessa vez o Estádio do Pacaembu é preparado para acolher os doentes do coronavírus, tão letal quanto o da tuberculose, cujo tratamento proposto é o isolamento social, como de certa forma aconteceu com a tuberculose.

Estádio do Pacaembu, 2020

Oitenta anos depois, o estádio do Pacaembu é requisitado para se tornar um hospital de campanha para salvar vidas. Com certeza, Dr Arakaki e todos os atletas jordanenses que foram agredidos na inauguração do estádio, aplaudiriam a construção dos galpões no mesmo solo que pisaram e de onde foram obrigados a sair escoltados. Ironia do destino!

Assim como a tuberculose foi vencida, também venceremos o coronavírus.

Informação sobre tuberculose

Até a década de 40, o tratamento da tuberculose era basicamente repouso e boa alimentação nos sanatórios.

Também eram tentados tratamentos cirúrgicos como, por exemplo, a ressecção (retirada) de pedaços de pulmão com tuberculose. A injeção de ar no espaço pleural (espaço entre o pulmão e a parede do tórax) promovendo o pneumotórax era outra tentativa com algum sucesso.

Entretanto, a partir de 1940, começam a surgir os antibióticos e os quimioterápicos que iriam trazer finalmente a cura da tuberculose, nos anos seguintes. A estreptomicina é descoberta em 1944 e a isoniazida, descrita desde 1912, tem sua eficácia contra a tuberculose demonstrada em laboratório em 1945.

A peste branca começa a ser efetivamente enfrentada. Na década de sessenta é instituído o esquema definitivo, usando três antibióticos ao mesmo tempo, que conseguem curar 95% dos pacientes que utilizaram esses medicamentos diariamente por 18 a 24 meses, durante sua internação nos sanatórios.

O crescimento do saber levou as nações desenvolvidas a acreditar que no fim do século XX a tuberculose estaria, senão erradicada, pelo menos confinada aos países pobres. Entretanto, os intensos movimentos migratórios populacionais, o desmantelamento dos sistemas de saúde pública, a crise social/financeira mundial e o advento da aids puseram por terra esse sonho.

A tuberculose acompanha a evolução do homem e, enquanto houver miséria e mísseis, ela estará presente.


Obs:

  • Depoimento de Dr. Arakaki Masakazu Ciro gravado em 1992 para MHIS de Campos do Jordão.

  • O estádio do Pacaembu foi idealizado em 1936 pelo prefeito Fabio Prado e inaugurado em 1940 pelo então prefeito Prestes Maia, durante a gestão do Dr. Adhemar Pereira Barros, escolhido por Getúlio Vargas para ser interventor federal do estado de São Paulo de 1938 a 1941.

  • Não foi somente o time da 2ª divisão de futebol de Campos do Jordão que foi vaiado, também Getúlio Vargas o foi, pela presença maciça nas arquibancadas de paulistas e paulistanos que não aceitavam o fim do acordo "Café com Leite" de São Paulo X Minas Gerais, que se revezavam no comando da Presidência da República e pela Revolução Constitucionalista de 1932.

  • Davos Platz fica na Suíça


Revisão: Maitê Ribeiro