Os mistérios das adivinhações

por Malu de Alencar

07.03.2020

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Todo começo de ano acho interessante ler as previsões do que acontecerá, pura curiosidade. Como este é um ano bissexto pelo calendário Gregoriano e começo de uma nova década com a repetição de dois números: 20 20, resolvi pesquisar como funciona a história de previsões, profecias, adivinhações... Algumas previsões chegam a ser assustadoras, uma delas foi na passagem de 1999 para 2000 que haveria um bug do milênio, um problema que ocorreria em todos os sistemas informatizados.

Eu achava que o computador poderia explodir e com muito medo de que de fato isso ocorresse, tirei o fio da tomada e pedi que ninguém ligasse o bendito... até escrevi um artigo para o jornal Campos do Jordão & Cia prevendo o que poderia acontecer: pequenas explosões que causariam incêndios no mundo todo.

Por sorte não entreguei a matéria para Antônio Luiz Schiavo, editor do jornal, pois nada de “bug” aconteceu, pelo contrário foi a Dona Natureza que nos pregou um belo susto dando um verdadeiro BUG com tsunamis, terremotos, maremotos em várias partes do mundo e na Serra da Mantiqueira uma chuva que começou por volta das 22:30 h de 31 de dezembro de 1999 e praticamente só terminou em 6 de janeiro de 2000.

Nem quis ver as previsões do novo século do terceiro milênio, pressentia que poderia ocorrer o tão pregado e anunciado “fim do mundo”. Mas no começo do ano resolvi retomar o hábito de ler as previsões e fui atrás de um dos mais famosos, se não o mais conhecido de todos os adivinhadores: Nostradamus (1503 - 1556) profeta, médico, astrólogo, ocultista. Ele é autor das Centúrias, livro que começou a escrever em 1554 contendo mais de mil profecias. Como alguém nascido no século XVI poderia prever fatos que ocorreriam séculos depois?

E a maneira como escrevia suas previsões, em versos organizados em blocos, promoveu a publicação de muitos livros tentando interpretar ou traduzir suas profecias durante muitos anos! Previsões de Nostradamus: - A morte do Rei da França, Henrique II (1519 - 1559), um ano após a publicação do texto:

“O jovem vencerá o velho

Num torneio de liças,

Ele perfurará o olho através da armadura dourada

Em um dos dois combates

E terá morte cruel.”

No casamento de sua filha em 1559, durante a festa travou-se um combate amistoso entre cavaleiros e o Rei desafiou um jovem de sua guarda para a luta. No segundo assalto a lança do cavaleiro levantou a viseira da armadura do rei e penetrou em seu rosto furando o olho e atingindo o cérebro. O rei agonizou por dias e por fim morreu. A previsão aconteceu...

- A perseguição dos Astrônomos: Giordano Bruno (1548 - 1600) foi mandado à fogueira pela igreja por defender a “Cosmologia”, segundo a qual o universo seria infinito e povoado por outros planetas – tal era a heresia apontada pela Inquisição para sua morte. Foi o início da perseguição aos cientistas no século XVII.

- Noite de São Bartolomeu. Revolução Francesa. Napoleão Bonaparte. Benito Mussolini. Osama Bin Laden. O Vaticano e a Igreja Católica. Líbia e Muammar Kaddafi. Saddam Hussein...

- Fim do Nazismo: Nostradamus, na 3ª Centúria, cita o local de nascimento de Adolf Hitler (1889 - 1945) na Áustria, fronteira com a Alemanha, e faz advertência sobre o nazismo que “teve seguidores tão fanáticos que desprezavam a morte, o ouro e as riquezas para seguir seu líder”. No século XX, Adolf Hitler incentivou o ódio aos judeus da mesma maneira que Nero incentivou o ódio aos cristãos de 54 a 68 da Era Cristã. E assim escreveu Nostradamus: “O primeiro do III fará pior que Nero / Ele será também valente para derramar sangue humano / Ele fará construir fornos / A prosperidade terá fim e esse novo chefe será a causa de grandes escândalos”.

Foi a II Guerra Mundial que destruiu grande parte do continente europeu e provocou a morte de judeus, ciganos, comunistas, anarquistas, poloneses e das minorias de gays e portadores de deficiências física ou mental. Mas apesar de tantas desgraças, guerras, mortes entre suas profecias, há cerca de 60 versos que parecem descrever um líder espiritual que ajudará a construir um fenômeno histórico chamado “Movimento do Potencial Humano” ou “Movimento da Nova Era” conforme diz: “Do Oriente, ensinando coisas boas ao Ocidente / Ele aparecerá na Ásia / Se sentirá em casa na Europa e voará pelo céu / Pelas chuvas e pelas neves / golpeará todo o mundo com seu bastão (símbolo da iluminação) / As religiões se unirão contra os vermelhos e ele falará de boca fechada (a cor vermelha está relacionada com a cor de suas vestes e também da China e o budismo é uma religião que zela pelo silêncio). O nome do novo mestre, MAITREYA, ou seja, ‘amigo’ cuja missão será ajudar as pessoas a encontrarem a verdade”. Tudo indica que esse novo Mestre seja o Dalai Lama (Tenzin Gyatso - 1935) o líder espiritual e político do Tibete que na sua jornada busca conhecimento e luz. Assim espero que as profecias aconteçam nesse novo milênio através do surgimento de um líder espiritual que conduza o Planeta Terra pelo caminho da Paz!