Tempos Modernos

por Malu de Alencar

19.10.2019

Qual o significado de "tempos modernos"?

Quando jovem ouvia os mais velhos dizerem:

- "Tempos Modernos.... muito diferente da nossa época!"

E eu ficava pensando, qual o significado disso?

Mas o que é "tempo" e o que é "moderno"?

Tempo era o tempo: horas, minutos, segundos, dia, mês, ano... bastava olhar para a parede da copa que lá estava um relógio apontando as horas, ou o despertador com o seu tic tac que me acordava com seu trimmm agudo como se fosse o apito de um trem.

Tempo eu sabia, mas moderno, não. Fazia considerações mentais e na época cheguei a conclusão que seria uma experiência futurista. Deixa prá lá.... Hoje lembrando dessa história, fiquei curiosa e resolvi buscar a origem de: "Tempos Modernos". Gostei da pesquisa, principalmente porque me fez rever uma grande figura da cinematografia, Charles Chaplin, que tão bem exemplificou o significado das palavras em seu filme com o mesmo nome: Tempos Modernos.

Para quem não o assistiu, vai um resumo, mas para quem assistiu, vale a pena rever novamente, porque esse filme é um clássico da história ocidental no começo do século XX, os "Tempos Modernos".

A origem das palavras:

"Tempos é o plural de tempo: O mesmo que: fases, andamentos, períodos, pulsações, temporadas. Período sem interrupções no qual os acontecimentos ocorrem; continuidade que corresponde à duração das coisas (presente, passado e futuro); o que se consegue medir através dos dias, dos meses ou dos anos; duração: quanto tempo ainda vai demorar esta consulta? Esse livro não se estraga com o tempo. Certo intervalo definido a partir do que nele acontece; época: o tempo dos mitos gregos. Parte da vida que se difere das demais: o tempo da velhice."

"Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial. Esta ideia de modernização é introduzida em outros lugares, principalmente no terceiro mundo onde modernização torna-se algo nascido do contato com o ocidente. Os conceitos antigo/moderno nem sempre foram opostos: no século XVI a historiografia ocidental divide a historia em três idades: antiga, medieval e moderna. Onde moderna se opõe a medieval e não a antiga. A renascença no século XVI traz exatamente o resgate do passado, da antiguidade. O moderno torna-se a retomada do antigo, a antiguidade clássica. Nas sociedades mais tradicionais a antiguidade tem valor de seguro. Os mais antigos tem mais conhecimentos e são o depositários da memória coletiva, há um grande valor no conselho dos antigos. Apesar de também, como nas sociedades modernas, haver um desprezo pela decrepitude. O antigo assim participa da ambiguidade de conceitos oscilando entre a sabedoria e a senilidade. O jogo dialético gerado por moderno e a consciência de modernidade nasce da ruptura com o passado. O estudo do par antigo/moderno passa pela analise do momento histórico que segrega a ideia de modernidade, que cria a antiguidade (para denegrir ou exaltar; ou mesmo para distinguir ou afastar), pois ela destaca a modernidade promovendo-a ou vilipendiando-a."

O filme:

Em 1936, logo após da grande crise econômica de 1929, pouco antes da II Guerra Mundial, Charles Chaplin produz, atua e dirige o filme "Tempos Modernos" , uma das maiores criticas e ao mesmo tempo uma análise do que era o mundo naquela época. Uma sátira cômica-dramática do mundo pós revolução industrial, apresentando à grande parte da população que vivia nos grandes centros urbanos, um mundo com novos conceitos de viver, trabalhar, pensar, governar. Um filme que atravessou décadas, varou as fronteiras do século XX até hoje começo do século XXI, uma obra prima da cinematografia.

Estréia do filme "Tempos Modernos", em Nova York, em 1936

Histórico:

"Não fazia nem vinte anos que o cinema tinha sido inventado, e ele já se popularizara nas grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. Foi nessa onda inicial que Chaplin lançou seu personagem mais famoso – Carlitos, o vagabundo – um andarilho pobretão e bondoso, de maneiras refinadas como um cavaleiro. Usando um bigodinho e chapéu côco, ele vestia um paletó apertado, calças largas e sapatos desgastados e largos e, na mão, levava uma bengala. Chaplin o definia como “um cavaleiro, um poeta, um sonhador sempre à espera do amor”. Surgido em 1914, Carlitos foi um enorme sucesso protagonizando numerosos filmes. Um dos mais aplaudidos foi “O garoto” (The Kid, de 1921) quando Carlitos se vê envolvido nos cuidados de um bebê. As cenas de ternura entre el es se tornaram antológicas. A última apresentação de Carlitos foi em “Tempos Modernos” (Modern Times,1936) onde ele aparece como operário na linha de produção de uma grande fábrica. Trabalhando em outros estúdios, Chaplin estrelou dezenas de filmes como ator, diretor, roteirista e produtor. Em 1919, junto com outros artistas, ele fundou a United Artists com o intuito de fazer frente às grandes corporações cinematográficas da época. Foi por essa companhia que, entre 1923 e 1952 produziu seus longas-metragens, entre eles: “A corrida do ouro” (1925), “O circo” (1928), “Luzes da Cidade” (1931), “Tempos Modernos” (1936), “O grande Ditador (1940) e Luzes da Ribalta (1952)

Pode-se dizer que “Tempos Modernos” nasceu “velho”, pois Chaplin insistiu usar uma tecnologia que estava em declínio: o filme é praticamente mudo (tem elementos sonoros) e em branco e preto. O filme falado já tinha sido lançado há quase dez anos, em 1927, e o filme colorido, em teste desde 1922, já tinha estreado em longa metragem em 1935. Os sons de “Tempos Modernos” são sutis limitando-se a ruídos, como fechar portas, puxar alavancas e passos. Já quase ao final do filme, Chaplin canta – é primeira vez que sua voz é ouvida no cinema – interpretando a música cômica Je cherche après Titine, de Léo Daniderff . A letra não tem sentido, misturando palavras francesas e italianas, deliberadamente incompreensíveis para efeito cômico. Chaplin temia que dar voz a Carlitos, o Vagabundo destruísse o mistério e o romantismo do personagem além de afastar seu público dos países que não falavam inglês. Ao ser lançado, em 5 de fevereiro de 1936, “Tempos Modernos” foi considerado uma involução pelos críticos. Não fez o sucesso esperado e os valores de bilheteria mal cobriram os custo da produção. Só seria consagrado como um filme revolucionário na reprise, em 1954. Mas nessa época, Chaplin já não vivia mais nos Estados Unidos, exilara-se na Suíça. Em sua autobiografia, Chaplin conta a respeito de “Tempos Modernos”: “Lembrei-me da entrevista que concedi a um jovem e brilhante repórter do World, de Nova York.

Ao dizer-lhe que ia visitar Detroit, explicou-me o sistema de trabalho na linha de montagem dos automóveis – uma história angustiante da grande indústria, atraindo jovens sadios que deixavam o campo e que, ao fim de quatro ou cinco anos, se viam reduzidos a uns frangalhos nervosos. Foi a tal conversa que me deu a ideia para “Tempos Modernos”: como invenção para poupar tempo, utilizei um aparelho de levar comida à boca, de modo que até almoçando os operários pudessem continuar o serviço. A sequência da fábrica fundia-se na figura de Carlitos em desesperada crise histérica. (…) Depois de curado, o vagabundo é preso e encontra a malandrinha que também fora detida pelo furto de um pão . (…) Daí por diante é a história de dois coitados tentando acomodarem-se aos tempos modernos. Veem-se às voltas com a depressão, greves, barulhos de rua e o desemprego.” (CHAPLIN, p. 385-386) O comentário de Chaplin explica o subtítulo do filme inserido na abertura, logo após o título: “Uma história sobre a indústria, a iniciativa individual, a cruzada da humanidade em busca da felicidade”. Trata-se de uma mordaz crítica à sociedade industrial capitalista especialmente em relação à maneira desumana e cruel com que o trabalhador é tratado.

O filme situa-se no contexto da Grande Depressão que se seguiu à crise de 1929 quando os altos índices de desemprego e a expulsão dos trabalhadores agrícolas de suas terras aumentaram a exploração do trabalho nas cidades. A exploração d o trabalho, por sua vez, fortaleceu o movimento operário e sindical sob a égide da esquerda comunista e anarquista, e que se fez sentir por meio de demonstrações de massa, como greves, motins e petições. O filme situa essa questão na cena em que o personagem de Chaplin é confundido com um líder comunista. Uma ousadia para a época, foi o filme mostrar o tráfico de drogas nas cadeias. Durante o almoço na cadeia, um traficante que era procurado pelos inspetores de polícia, esconde a cocaína no saleiro. Chaplin sem saber sacode o saleiro sobre seu prato e ingere excessiva quantidade da droga. Em seu delírio subsequente, ele se depara com presos em fuga e, aturdido, derruba-os impedindo sua fuga. Ele é saudado como herói e recebe tratamento especial na cela. “Tempos Modernos” é comumente discutido sobre Revolução Industrial, em especial, a Segunda Revolução Industrial.

O filme, contudo, tem maior relevância e significado histórico se abordado em seu próprio contexto, isto é, a década de 1930, o turbulento período entreguerras, da Grande Depressão e do confronto de movimentos comunistas e nazifascistas. É o primeiro filme abertamente político de Chaplin. Faz uma sátira da linha de montagem e uma denúncia contra o desemprego e as condições de vida e trabalho de grande parte da população, imposta pelos avanços capitalistas da época. Os dilemas e dramas humanos que tanto inspiraram Chaplin acabaram sendo sua punição. Anos depois, em 1952, ele foi suspeito de apoiar ideias comunistas – situação que o levou ao exílio voluntário com a família na Suiça onde viveu até o fim de sua vida"

Curiosidades:

  • O filme foi censurado em vários países como na Alemanha Nazista, por conta de suas citações sobre o comunismo e a social-democracia.

  • O filme foi também criticado pela sociedade americana por causa das mesmas citações comunistas e social-democratas como críticas À Revolução Industrial, principalmente pelos industriais.

  • Outro ponto a citar, é que o filme é um tanto futurista, já que várias tecnologias existentes no filme não existiam há época.

  • Foi o último filme em que Chaplin interpreta o vagabundo, seu clássico personagem".*

E eu me pergunto: O que será "Tempos Modernos" no futuro?

Praticamente tudo foi inventado: avião a jato, televisão, computador, fax, celular, internet, carro elétrico, pílula anticoncepcional, transplantes de órgãos humanos, inteligência artificial e digital, mas de uma coisa tenho absoluta certeza, a máquina jamais será tão perfeita quanto a criação da Vida!

Que "novos" Tempos Modernos aconteçam para melhorar o Ser Humano e o nosso planeta!



Referências:TEMPOS MODERNOS: Charles Chaplin, Cinema LivreWikipédiafonte: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/tempos-modernos-ainda-tao-atual/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues