Amigos do Bem – Transformando Vidas


Alcione Albanesi faz um trabalho social beneficiando mais de 75 mil pessoas no sertão do Nordeste.


Indira Rodrigues

30.07.2021

A empresária Alcione Albanesi trabalhou como modelo e depois foi dona de confecção. Em seguida, uma pesquisa de mercado despertou seu interesse no setor de lâmpadas, e em 1992, comprou uma loja no bairro de Santa Efigênia, no centro de São Paulo.

Em uma viagem aos Estados Unidos, Alcione conheceu uma lâmpada chinesa econômica, e ao retornar ao Brasil, foi até o consulado chinês interessada na fabricação da lâmpada em terras brasileiras. Como não conseguiu informações sobre fornecedores do artefato depois de um período de 15 dias de estudo, ela foi à China atrás do produto que a tornou líder de mercado no segmento de lâmpadas no Brasil.

Motivada pela situação das secas no sertão do Nordeste e da população carente, em 1993 surgiu o Amigos do Bem, uma ONG formada por um grupo de amigos liderado por Alcione Albanesi, que levava roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico às famílias vítimas da seca. No ano de 2014, Alcione vendeu sua empresa para se dedicar integralmente ao projeto social. O Amigos do Bem tornou-se um trabalho de transformar vidas, com inúmeros projetos educacionais, atuando intensamente em ações que promovem a saúde e o bem-estar à população nordestina.

“Fazer o bem é a sensação de dever cumprido perante a vida. Acredito em um Brasil melhor para as futuras gerações, um país sem tantas desigualdades”, enfatiza Alcione Albanesi no site do Amigos do Bem.

O sertão do Nordeste do Brasil tem temperaturas elevadas, onde as chuvas acontecem irregularmente ao longo do ano e por isso o clima é semiárido. Porém, muitas áreas são intensamente secas. A população é predominantemente rural, pobre e muitas vezes analfabeta. Com o propósito de obter novas perspectivas de vida, como melhor moradia e emprego, os trabalhadores deslocam-se para as cidades, resultando no êxodo rural, porém pela falta de qualificação, muitas pessoas acabam se sujeitando a subempregos desempenhando funções sem vínculos empregatícios.

Em 2016 um incêndio atingiu dois galpões da ONG Amigos do Bem no Vale do Catimbau, em Buíque, sertão de Pernambuco. Infelizmente, tudo que havia dentro destes galpões foi destruído como colchões, roupas, material escolar e de escritório, até mesmo estoque de castanhas de caju, que são materiais que faziam parte do projeto de geração de renda e trabalho. Mesmo assim, a instituição não deixou de funcionar e segue pedindo apoio para reparar as perdas por meio de doações.

Além das diversas empresas apoiadoras da causa, no portal da instituição foram lançados os Produtos do Bem, 100% solidários, que são feitos pelas famílias do sertão atendidas pela organização, auxiliando milhares de pessoas.

Atualmente, a Amigos do Bem movimenta a vida de mais de 75 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco, com a finalidade de promover melhoria efetiva na vida de milhares de pessoas necessitadas.


Dados e redes sociais das fontes:


Amigos do Bem:

Site

Facebook

Instagram


Produtos do Bem:

Catálogo


Na mídia:

Vídeo da TV Bandeirantes apoiando o Amigos do Bem e uma ação solidária Band Abraço. MARÇO, 2021.

Abrace esta ideia: veja como fazer a sua doação para a campanha


Fotos/crédito: site Amigos do Bem

Matérias relacionadas

Revisão ortográfica: Sonia Okita


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.