07.06.2021
O Comprova é uma iniciativa sem fins lucrativos. Reúne 33 veículos de comunicação brasileira, formada em 2018, para descobrir e investigar informação enganosa, inventada e deliberadamente falsa sobre políticas públicas e também sobre a pandemia da Covid-19 compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.
Para o jornalista Marcelo Träsel, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Comprova é o maior projeto colaborativo entre redações brasileiras de que se tem notícia, e a participação crescente de organizações vai ampliar a capilaridade do conteúdo produzido.
Atualmente na quarta fase de adesão de novas organizações, as equipes do Comprova seguem metodologias desenvolvidas pela First Draft, organização internacional que pesquisa desinformação e oferece treinamento a jornalistas. Facebook Journalism Project e Google News Initiative ajudam com financiamento, suporte técnico e treinamento.
O Comprova também tem como objetivo engajar cidadãos no combate à desinformação.
O público pode sugerir verificações pelo WhatsApp através do número (11) 97795-0022 ou por formulário.
Fazem parte do projeto diversos veículos de comunicação de vários estados como a Folha de São Paulo, UOL, A Gazeta (ES), Gazeta do Sul (RS), Agencia France Press (AFP), Band News, O Estado de São Paulo, Revista Piauí, Correio (BA), GZH (RS), Nexo Jornal, Jornal do Comércio, Poder360, SBT, Rádio Bandeirantes, entre outros. Ingressaram na quarta fase do projeto o Correio Braziliense, a agência especializada em temática racial Alma Preta, Tribuna do Norte (RN), O Liberal (PA), Grupo Sinos (RS), e a revista digital Crusoé.
São parceiros institucionais, Associação Nacional de Jornais (ANJ), Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), agência Aos Fatos, Canal Futura (Fundação Roberto Marinho, grupo Globo), e a Sociedade RBDMF Advogados.
São parceiros de tecnologia e ferramentas de rede social, a CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.
Nesta reportagem da Folha, as publicações do Comprova ficam no canal Folha Informações, que publica desmentidos e correções de notícias falsas. Dúvidas e sugestões pelo WhatsApp (11) 99486-0293.
Revisão ortográfica: Anne Preste