Inteligência Educacional lança a coleção Afroletramento


O projeto atende as necessidades educacionais e a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil.


Redação

20.11.2021

Durante a Semana da Consciência Negra, a Inteligência Educacional lança a coleção Afroletramento. O projeto idealizado pela editora goiana atende a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil, e resgata a importância de trabalhar a temática que se relaciona com a formação da população brasileira, composta sobretudo pela mistura dos povos indígenas, africanos e europeus, que trouxeram para cá diversos saberes, culturas e costumes.

A coleção contempla cinco livros e é destinada ao público dos anos iniciais do ensino fundamental e aos professores que lecionam nesse nível de ensino. Conta com a autoria do professor e mestre Edergênio Negreiros Vieira, também escritor e poeta, e ilustrações em aquarela de Francisca Nzenze, artista plástica e jornalista.

A Inteligência Educacional acredita que com esse projeto, as escolas terão um material para colaborar na busca por soluções dos problemas que ainda persistem na sociedade, tais como: desigualdade, preconceito e racismo. É mais uma solução educacional que vai trabalhar a representatividade negra, com personagens e histórias que trazem em si elementos importantes da cultura afro-brasileira e africana.

O projeto é resultado de muitos estudos e vivências do professor Edergênio. Afinal, afroletrar é muito mais que decodificar, é incluir as vivências sociais e a demanda por maior conhecimento e valorização da cultura afro-brasileira e africana.

Sobre a coleção Afroletramento

A coleção com cinco livros traz as seguintes histórias:

Tem gente de todo jeito é um conto destinado ao 1º ano do ensino fundamental. A história valoriza as pessoas como elas são, mostra como é legal ter tanta gente diferente, com diversos tons de pele, religiões, entre outras características;

Na horta da vovó Lina, conto, para o público do 2º ano do ensino fundamental. A história envolve dona Lina e sua netinha Heloísa e mostra que entre os laços afetivos estão os cuidados de uma vovó carinhosa, uma neta curiosa, com plantas e hortaliças no quintal, entre elas o alecrim, que inspirou a famosa cantiga;

O menino que escrevia na parede, conto voltado para o 3º ano do ensino fundamental. Um menino chamado Cadu descobre que gosta de desenhar, começando por rabiscar no chão de casa, passando para desenhar nas paredes e carteiras e por fim nos muros. Com muita imaginação, ele se expressa e se torna um artista, ele “fala” através de sua arte;

Africalidades traz o gênero memórias literárias e é destinado ao 4º ano do ensino fundamental. Livro com linguagem mais poética. O eu-lírico mostra uma trajetória que envolve desde a violência sofrida pelos povos africanos que foram escravizados até a exaltação da cultura afro-brasileira e africana, além da reflexão sobre as desigualdades ainda existentes;

Abidemi: a força da superação é um conto para o 5º ano do ensino fundamental. Uma história de empreendedorismo e esforço, que mostra a trajetória de Florzinha, uma garota que supera muitas dificuldades e preconceitos e parte em busca do sonho de estudar, entre outras realizações.

Sobre a Inteligência Educacional

Fundada em 06 de agosto de 2013, a Inteligência Educacional é uma empresa que atende às redes pública e privada e promove o desenvolvimento educacional e social em todo o Brasil. A instituição desenvolve e participa de programas, projetos e elaboração de materiais paradidáticos para educação e ação social com larga experiência no mercado.

Atua em consonância com as políticas públicas, como editora licenciada exclusiva de projetos como os elaborados pela Escola da Inteligência e Gênios Educacional, baseados na metodologia do Augusto Cury, e na distribuição de livros e desenvolvimento de projetos de autoria própria. Possui sede em Goiás e realiza atendimentos especializados e consultoria técnica multiprofissional em todas as regiões dos estados brasileiros.

A Inteligência Educacional lançou em 2019 a coletânea de livros Esporte para Além das Fronteiras, de autoria de Pedro Trengrouse, Felipe Piovesana, Rogério Nogueira (Minotouro) e Rodrigo Nogueira (Minotauro), tendo como foco atuar diretamente no projeto de vida dos estudantes, a fim de auxiliá-los em suas tomadas de decisões, além de proporcionar conhecimento ampliado das práticas corporais.

Em 2020, a empresa desenvolveu uma nova solução e lançou a coletânea Trilhas da Longevidade, em um Webinário Internacional que contou com a participação de especialistas de países da Europa, América Latina e várias regiões do Brasil. A coletânea se tornou parte de um projeto extremamente oportuno e indispensável diante da urgente necessidade de se olhar para a pessoa idosa.


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do jornal Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.