Governo inclui mais três milhões de famílias no Auxílio Brasil em janeiro


É o maior número de beneficiários do programa na história do país


Heloisa Araujo

17.01.2022

Ao todo 17,5 milhões de lares receberam o benefício no mês de janeiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir de 18 de janeiro, mais três milhões de famílias em todo o país receberão a parcela de R$ 400,00 do Auxílio Brasil. Ao todo 17,5 milhões de lares receberam o benefício no mês de janeiro. A informação é do próprio Ministério da Cidadania.

Com a entrada no programa, as famílias receberam em seus endereços uma cartilha com orientações sobre o benefício e o Cartão Auxílio Brasil. O cartão vem em nome do responsável familiar.

Após o dinheiro ficar disponível na conta, os beneficiários têm até 120 dias para sacar, fazer transferências, pagar contas entre outros serviços.

Conforme a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), a região Nordeste é a que concentra mais famílias atendidas: 47,3% e o estado com mais inscritos é a Bahia, com cerca de 2,16 milhões.

A região Nordeste é a que concentra mais famílias atendidas: 47,3%. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

“É um marco histórico. Esses números representam um feito que reforça a prioridade do governo Federal em estender a mão a todas as pessoas que, de fato, necessitam do braço social do Estado”, afirmou João Roma, ministro da Cidadania.

Segundo as regras do benefício, famílias beneficiárias que tenham aumentado sua renda possuem uma estabilidade de até 24 meses até que o repasse seja cancelado. O dia em que o valor fica disponível para saque depende do último número do NIS impresso no cartão do titular.

Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.