08.10.2021
Foto de capa: Folha Press
A Vila Itororó é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo composta por edificações construídas nos anos 1920 que passaram por um período de restauração. O Castelo do Bixiga, como a vila é popularmente conhecida na região, está localizada no bairro da Bela Vista, região central da capital paulista, sempre teve como uso principal a moradia, mas foi tornada patrimônio histórico e desapropriada para fins culturais.
O local foi idealizado pelo empresário imigrante português Francisco de Castro e sua construção pioneira é oriunda de escombros do primeiro teatro da cidade, o São José, demolido por causa de incêndio. O processo de restauração do espaço iniciou-se em 2013 com o fim de se tornar um centro para fins culturais, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Instituto Pedra.
O nome da Vila é referenciado ao Riacho do Itororó, em que as águas abasteciam a primeira piscina particular na cidade paulistana, situada na própria vila. A piscina da Vila Itororó vai se transformar em uma sala de cinema. Em declaração ao site da Prefeitura de São Paulo, a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, enfatizou que o centro cultural tem um simbolismo muito grande. “A Vila Itororó completará cem anos em 7 de setembro de 2022. Foi feito com recurso público, com apoio da Lei Rouanet e com muita cooperação. Hoje está sendo aberto para a sociedade apropriar-se dele”, ressalta a secretária. A reinauguração foi marcada pela iluminação cênica da artista Lígia Chaim, intitulada “Fonte de Luz do Itororó”, assim como os shows de Jairo Pereira e do projeto de música eletrônica, com projeções de videoarte Freebeats.
O espaço foi reaberto dia 10 de setembro e tem mais de 10 edificações, que abrigarão atividades artísticas e de lazer.
Mais informações:
Vila Itororó
Endereço: R. Maestro Cardim, 60, Bela Vista, São Paulo, SP
Portal o Bixiga
Centro Cultural da Vila Itororó
Prefeitura de São Paulo
Fotos da inauguração dia 10 setembro
Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira
Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.