O Hospital das Clínicas comemora 77 anos de vida

Os 77 anos do HCFMUSP comprovam a sua vasta experiência, pioneirismo e tradição paralelamente rumo a um novo tempo. O HC 4.0 visa acelerar a implantação de tecnologia moderna e de ponta na saúde. Não é mais um sonho, é uma realidade.

Sonia Okita

24.04.2021
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP é o maior complexo hospitalar da América Latina (imagem: divulgação)

Inaugurado em 19 de abril de 1944, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é uma autarquia pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, localizado na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, no bairro de Cerqueira César.

O Complexo Hospitalar do HCFMUSP é uma instituição relevante nas áreas do ensino e pesquisa, assistência à saúde e inovação, sendo estes os quatro pilares que sustentam a conduta das ações e decisões da organização. Atua na assistência e promoção à saúde, atenção médico-hospitalar de alta complexidade e na prevenção de doenças. Na área do ensino, dedica-se aos cursos de graduação e pós-graduação, assim como na pesquisa e desenvolvimento das ciências da saúde.

O Hospital e os Institutos foram construídos gradativamente a partir de 1944 no governo de Adhemar Pereira de Barros, dando início ao gigantesco complexo hospitalar, até o ano de 2008 quando o Instituto do Câncer foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin. Hoje é considerado o maior complexo hospitalar da América Latina, composto por 7 Institutos: Instituto Central (ICHC), Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Instituto de Psiquiatria (IPq), Instituto da Criança (ICr), Instituto do Coração (InCor), Instituto do Câncer (ICESP), Instituto de Radiologia (InRad), e o Instituto de Fisioterapia e Reabilitação (IMREA). Construído numa área de 380 mil metros quadrados, possui dois mil leitos e 20 mil profissionais das mais diversas áreas de formação.

Além destes edifícios, fazem parte do complexo, o Prédio dos Ambulatórios (PAMB), o Hospital Auxiliar de Suzano (HAS) e o Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC) e ainda o Centro de Convenções Rebouças (CCR) e a Casa da AIDS.

Como apoio diagnóstico, uma rede de laboratórios foi inaugurada em 1975, os Laboratórios de Investigação Médica (LIM), e fazem parte 62 laboratórios que padronizam técnicas e métodos, com reconhecida referência de qualidade científica em escala mundial.

Pioneirismo: Em maio de 1968, o Dr. Euryclides de Jesus Zerbini e equipe realizou o primeiro transplante de coração da América Latina no Hospital das Clínicas. Em 1978 foi criada a Fundação Zerbini cujo objetivo é apoiar financeiramente o Incor, dando suporte e assistência aos pacientes, no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento em saúde.

Além desta, a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), foi criada em 1986 pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP para promover o ensino, a pesquisa e os programas assistenciais.

Combate à pandemia: durante a pandemia da COVID-19 no País, o HCFMUSP precisou se reinventar. A dedicação da força de trabalho dos mais de 22 mil colaboradores, colocou a Instituição mais uma vez no pódio de referência internacional. O desempenho do HC foi fundamental na divulgação científica da doença, as medidas sanitárias necessárias e a atualização dos dados de morbidade e mortalidade. Diversos pesquisadores atuaram na identificação do vírus, da sua patogenicidade e formas de contágio.

Os 77 anos do HCFMUSP comprovam a sua vasta experiência, pioneirismo e tradição paralelamente rumo a um novo tempo. O HC 4.0 visa acelerar a implantação de tecnologia moderna e de ponta na saúde. Não é mais um sonho, é uma realidade.


Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.