Human Day

Solidariedade com as pessoas em situação de rua

por Cleo Brito

24.03.2020

De acordo com a Prefeitura da cidade de São Paulo, hoje existem cerca de 24 mil pessoas em situação de rua, crescimento de 53% comparado ao último censo. Muitas dessas pessoas são acometidas por diversos problemas, tais como: conflitos familiares, desemprego, dependência química, entre outros motivos.

Estamos vivendo um quadro real, que passa quase invisível pela sociedade contemporânea, que, em alguns casos, ficam alienados a uma situação que atinge direta ou indiretamente a todos.

Felizmente essa população conta com grupos que prestam trabalhos voluntários fornecendo alimentação, assistência social e um ombro amigo nos dias das ações.

É o caso de um grupo de paulistanos, liderado por Alexandre Del Rei, empreendedor social e fundador do Instituto Human, responsável pela realização da quarta edição do Human Day. O evento tem por finalidade levar esperança, restaurar a autoestima e resgatar a dignidade de pessoas nessas condições por meio do acesso à cultura, lazer e cidadania.

Com a participação de mais de 400 voluntários, os eventos estão programados para acontecer no Páteo do Collegio e na Praça da Sé, que receberá uma instalação temporária de andaimes, oferecendo biblioteca, roda de sarau, cinema ao ar livre, loja de roupas, atrações gratuitas e outros serviços.

Com a evolução do coronavírus para pandemia, medidas preventivas foram tomadas: a primeira foi a suspensão de eventos seguindo diretrizes da OMS, do Governo de São Paulo e da Secretaria de Saúde.

Frente a esta situação, a edição de 2020 do Human Day, programado para acontecer em três etapas (Abril - Cultura; Agosto - Cidadania e Novembro - Festival de Música), também teve seu calendário alterado.

Quando a situação estiver segura, será comunicada a nova data para a realização do Human Day, assim como locais de coletas para doações. Pois, segundo Del Rei, a proposta é ampliar o evento para outras pessoas interessadas em ajudar com doações.