A série 'Os ausentes' aborda casos de desaparecimentos em São Paulo


Primeira produção original brasileira da HBO Max traz Erom Cordeiro e Maria Flor


Vinicius Serrão

09.10.2021

Foto: Divulgação/HBO Max

São Paulo tem sido cenário para grandes produções originais de streaming, depois das boas surpresas com Bom dia Verônica e Sintonia (ambos da Netflix) e Manhãs de Setembro (Amazon Prime Video), a HBO Max chegou trazendo o eletrizante seriado de ação investigativa chamado Os Ausentes.

A série explora alguns dos problemas sociais vividos na capital paulista, e dentre eles um pouco discutido no país: o desaparecimento de pessoas. A trama conta a história do ex-delegado Raul Fagnani (Erom Cordeiro), que decidiu abrir uma agência de investigação de pessoas desaparecidas após o sumiço de Sofia, sua filha de cinco anos. Os Ausentes revira o submundo da cidade de São Paulo e coloca o protagonista a serviço daqueles que não podem buscar ajuda do governo, indo na contramão das séries policiais convencionais.

O formato explorado permite que o espectador tenha a liberdade de assistir a qualquer episódio sem depender de uma narrativa contínua. Com 10 episódios de 45 minutos cada, a série apresenta um caso diferente por semana, sendo extremamente atrativos os problemas apresentados e resolvidos, mesclando com a narrativa dos personagens principais.

As participações especiais trazem um fator surpresa a cada novo episódio. Afinal, você não sabe o que vai acontecer com os personagens principais durante as investigações que eles se envolvem. Esses casos proporcionam bastante dinamismo para a trama, porém é justo dizer que algumas histórias são muito mais interessantes do que outras. A montagem da série tem momentos de flashback, pois consegue contextualizar o passado dos personagens principais antes da agência, deixando todo final de episódio um gancho para continuidade.

Indira Nascimento, Maria Flor, Erom Cordeiro e Augusto Madeira na Agência ‘Os Ausentes’. Divulgação/HBO Max

Mesmo seguindo os modelos norte-americanos, ‘Os Ausentes’ não perde a sua identidade brasileira. O seriado se passa em muitos locais fora dos principais cartões postais, ao lado de paisagens conhecidas, como o centro antigo — endereço da agência secreta Ausentes. São filmagens no Edifício Copan, nas periferias, na região metropolitana e até numa zona de mata e muita água como a Represa de Guarapiranga.

O desfecho dessa primeira temporada é satisfatório, deixando um ganho para o futuro desenvolver os personagens secundários e se aprofundar nas personalidades pessoais de Raul e Maria Julia.

Os Ausentes se encontra disponível na plataforma de streaming HBO Max, confira o trailer abaixo:


Revisão ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.