Toma Aí Um Poema lança Antologia Poética com Tema

“Um Dólar por Dose”


Nesta terça-feira, 13 de julho, o maior podcast de declamação de poesia lusófona “Toma Aí Um Poema” lançou a sua primeira antologia, de cunho político, com poemas que versam sobre as questões como o preço da vida, as negociações da vacina e as denúncias sobre o recebimento de propinas.


Redação

14.07.2021

A Antologia Um Dólar Por Dose reúne poemas de 60 autores diferentes, a maioria da nova geração de 20 — como Thomas Brenner, poeta contemporâneo minimalista; Andreza Andrade e Luzia Rohr, colunistas da Revista Literária Cassandra; Bruno Bucis e Jéssica Iancoski, expoentes jovens da literatura brasileira e, também, da jornalista Renata Stuani.

Geralmente, os poemas da coletânea expõem, hora com inteligência, hora com humor, a revolta social contra a postura adotada pelo governo federal no manejo das políticas a respeito da vacinação, tal como trazem os versos de Paulo Maurílioô louco/ nunca achei que eu valesse/ tão pouco”; os de Rozana Gastaldi Cominaldesgoverno anormal viraliza/ festeja a morte com malícia/ fede à milícia”; ou, ainda, os de Tim SoaresO dólar/ vale mais/ que eu/ vale mais/ que você/ vale mais/ que eles”.

Em uma publicação no Instagram, Toma Aí Um Poema escreveu, ao divulgar a lista dos participantes da antologia, “Não se pode calar, aquilo que nunca será possível nomear. Até quando trazem guerra, palavras fazem esperança”.

Jéssica Iancoski, poeta curitibana e editora-chefe do projeto, sobre a coletânea, escreve: “Quando disse, para toda a equipe do projeto, que queria organizar essa antologia, estava com muita vontade de berrar. Tinha acabado de estourar as denúncias sobre propinas. Eu fiquei muito indignada, como assim estão negociando as vacinas e, consequentemente, o preço da vida? E, pior, como podemos valer tão pouco? Nessas horas, sempre fica parecendo que não podemos fazer nada. Mas isso não é verdade, tem que existir algo que possa ser feito, mesmo que micro-micro-micro-micro... Acho que a poesia, além de um espaço de descarrego para o grito, é uma forma de luta. Pois escrever é produzir conhecimento, através de um ato solitário do poeta, que incentiva o contato empático e desenvolve conscientização. Além claro de ser um ótimo jeito de não deixar o assunto passar. A poesia revive os momentos e os mancha, se necessário, eternamente.

A Antologia Poética — Um Dólar Por Dose, faz parte do braço de fomento e incentivo à leitura e publicação de leitores, ambos gratuitamente, do podcast Toma Aí Um Poema; e está disponível para leitura grátis em PDF, neste link:

Além do lançamento, durante essa semana, o podcast também está com uma programação especial da Semana de 500 autores contemplados pelo projeto, envolvendo a Literatura Indígena.


O Podcast Toma Aí Um Poema está disponível no Spotify, Google Podcasts, Deezer e YouTube.

Para conhecer mais sobre o projeto e ficar atualizado é pelo Instagram @tomaaiumpoema

Outras informações estão disponíveis em linktr.ee/tomaaiumpoema


Conheça também: Podcast Toma Ai Um Poema completara meio milhao de inicializacoes



Imagens fornecidas pelo podcast Toma Aí Um Poema



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do jornal Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.