Super-heróis da ciência: 52 brasileiros e suas pesquisas transformadoras


Este livro voltado ao público infantojuvenil serve de inspiração aos jovens futuros pesquisadores.


Sonia Okita

17.11.2021

Editora Harper Kids

Lançado em abril de 2021, os jovens autores, Ana Cláudia Munhoz Bonassa, Laura Marise de Freitas e Renan Vinicius de Araújo, são pesquisadores da área da saúde e assumiram a missão de divulgar a ciência brasileira, contando as histórias de cientistas brasileiros como a do físico César Lattes (1924—2005), que realizou experimentos com raios cósmicos. Ele foi homenageado com seu nome na plataforma Lattes, o sistema de informações com base de dados de currículos da área da Ciência e Tecnologia mantido pelo CNPq (sigla do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico, órgão nacional de incentivo e patrocínio à pesquisa no Brasil).

Além deste, esta obra reuniu outras histórias de mulheres cientistas e do único negro, o médico baiano Juliano Moreira (1872—1933), pioneiro em estudar a saúde mental com origem nas questões sociais e precursor da psicanálise no Brasil.

Desconhecida do grande público, a vida da engenheira Carmen Portinho (1903—2001) é contada como a primeira mulher a receber o título de doutora em urbanismo em 1939, por sua vida dedicada ao conceito de moradia popular em bairros planejados com escolas, mercado e outros serviços, além de ser ativista pelo direito ao voto das mulheres.

Outra mulher, Rosa Ester Rossini, também tem sua história divulgada como cientista e ativista na defesa da mulher na sociedade.

Os autores defendem a ideia de que “o importante é criar esse pensamento crítico de duvidar, questionar, investigar” e mostrar que a ciência é para todos e humaniza o cientista.

Os autores Ana Cláudia Bonassa, Renan Vinicius de Araújo e Laura Marise de Freitas

Os autores, que tem um canal do Youtube chamado Nunca vi 1 Cientista com 139 mil inscritos, começaram divulgando seus conhecimentos da ciência aplicada na vida prática do dia a dia, e perceberam que a maioria dos brasileiros conhece somente uma média de 5 cientistas brasileiros, mas a maioria gostaria de saber mais sobre ciência e o que é preciso para ser um cientista no Brasil. Com esta e outras ideias na cabeça, resolveram colocar no papel a história dos nossos cientistas e toda a vida dedicada a estudar e divulgar a ciência, tal qual esses jovens vem fazendo.

Ana Cláudia é bióloga, Renan e Laura são farmacêuticos bioquímicos.

Assista o video dos autores contando como fizeram o livro:

Revisao ortográfica: Anne Preste


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do jornal Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.