23.06.2021
Nos primeiros dez painéis do quadrinho, vemos Sabrina andar pela casa procurando cuidadosamente por algo, até que ela acha um gato debaixo da cama. Sua irmã, Sandra, chega para uma breve visita, ela acaba relembrando sobre os pais que estão em viagem, pergunta sobre o namorado e solicita ajuda com palavras cruzadas. Em uma das conversas, Sandra pergunta à irmã se ela gostaria de tirar férias para fazer trilhas nos grandes lagos na primavera, Sabrina em um tom sarcástico responde “Acho demais. Pra fugir da cidade. Pra fugir da internet”. Fica combinado e Sandra vai embora, logo após, Sabrina foi dormir. Quando o dia começa amanhecer, Sabrina acorda, alimenta o gato, toma café da manhã e sai de casa rumo ao trabalho.
Nisso somos jogados para cidade no Colorado, onde Calvin Wrobel, um soldado da Força Aérea, encontra seu amigo de infância Teddy, esperando sentado numa estação de trem. Calvin acaba hospedando Teddy por um tempo em sua casa, em umas das conversas descobrimos que a namorada dele, Sabrina, estava desaparecida a mais de um mês.
Numa primeira impressão vemos que Calvin Wrobel tem atitudes calmas para uma pessoa que têm uma rotina agitada e com vários problemas pessoais, ele trabalha no exército, é separado de sua esposa e filha, e está tentando descobrir se deseja continuar com sua carreira ou se alistar novamente num cargo superior e tentar curar seus relacionamentos longe da cidade natal onde morou a vida toda.
Mas a mulher desaparecida começa afetar não só as pessoas próximas como Sandra e Teddy, mas também Calvin. Sua interação pessoal com seu amigo de infância não é das melhores, Teddy a cada dia que passa se torna uma pessoa mais caótica e problemática na casa de Calvin, onde passa seu tempo num quartinho que era da sua filha, deitado e por muitas vezes só de cueca.
Infelizmente, as coisas pioram para eles quando o desaparecimento de Sabrina chama atenção do público. O caso que no começo era um mistério sem resposta, é resolvido quando repórteres de diferentes emissoras acabam recebendo uma fita anônima, ali descobrem que Sabrina foi assassinada. O vídeo vazou para o público. Calvin, Teddy e Sandra acabam sendo perseguidos pela imprensa e anônimos, que questionam suas identidades e relações com a vítima, assediando por e-mails com ameaças de morte.
Calvin e Sandra mostram os impactos que tiveram com o caso na era digital.
Imagem retirada de 'Sabrina', HQ de Nick Drnaso, lançada no Brasil pela editora Veneta Foto: Reprodução.
Teóricos da conspiração começam a formular teorias em torno do caso de Sabrina, uns dos programas de rádio em que o apresentador, Albert Douglas, acaba teorizando e levando para casa do ouvinte muitos dos temas que estão sendo explorado na mídia, ele defende que aqueles do lado conspiratório não são diferentes de ninguém, explicando o que está acontecendo ao seu redor e se sentirem seguros, mesmo que alcance seus medos. Aqui percebemos uma clara referência ao programa americano Infowars, onde Alex Jones, o defensor da teoria da conspiração na realidade e fundador de um império conspiratório internacional. Mais tarde percebemos que um dos casos citados no programa é semelhante ao caso de Sandy Hook, sendo nomeado como “Massacre de Denver” onde um assassino matou 30 pessoas numa creche.
Albert Douglas é um apresentador de um programa de rádio e faz referência a Alex Jones da InfoWars.
Imagem retirada de 'Sabrina', HQ de Nick Drnaso, lançada no Brasil pela editora Veneta Foto: Reprodução.
Umas das características mostradas na vida de Calvin é a solidão que o leva, interpretada através de dispositivos eletrônicos, desde a comemoração televisionada do décimo sexto aniversário dos ataques de 11 de setembro, passando as madrugadas jogando videogame com colegas de trabalho, e tendo contado com sua ex-esposa e filha somente por telefonemas.
A narrativa sutilmente convida o leitor a teorizar não só o destino de Sabrina, mas de Calvin Wrobel que no final, deixa aberto para o leitor interpretar o que de fato aconteceu e qual seria o significado que Nick Drsano quis passar ao leitor. O traço por muitas vezes minimalista, traz uma série de sensações: ansiedade, medo, angústia, vazios combinando perfeitamente com o tema tratado da obra.
O trabalho que Nick Drsano mostra é que Sabrina existe para nos mostrar como a internet consegue manipular seu público com paranoia, sensacionalismo, violência e distanciamento humano, mostrando como a nossa sociedade se tornou.
Ficha Técnica
Titulo: Sabrina
Autor: Nick Drnaso
Editora: Veneta
Tradução: Érico Assis
Páginas: 208
Preço: R$ 119,90
Revisão ortográfica: Anne Preste