12.08.2021
Com a nova realidade que a pandemia de coronavírus trouxe, muitas pessoas estão passando mais tempo em casa e as opções de lazer tem diminuído. Mas, a leitura para escape da realidade atual despertou o interesse de muita gente. E por consequência disso, a procura de livros e e-books tem aumentado. Mais de 3,9 milhões de livros foram vendidos em maio deste ano, segundo pesquisas da Nielsen Brasil e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O número representa um crescimento de 94,20% no volume de exemplares vendidos em comparação com o mesmo período do ano passado.
O interesse pela leitura tem aumentado tanto na pandemia que, houve um aumento de 43,78% no indicador numérico do livro comercial, o que significa uma maior variedade de títulos vendidos, segundo dados coletados pelo Painel do Varejo de Livros do Brasil.
Os benefícios da leitura são muitos: estimula a criatividade, melhora nossa concentração e memorização, amplia o conhecimento e evolui a escrita, entre tantas outras benfeitorias. E como tudo na vida, esse hábito tão precioso requer disciplina, motivação, foco e persistência. Mas, não desanime se você estiver passando por uma ressaca literária, está tudo bem também.
Os livros digitais ou e-books são semelhantes ao livro físico, mas têm uma grande vantagem: é possível ler por qualquer dispositivo portátil, seja ele celular, tablet ou computador. Também existe o famoso Kindle, um e-reader da Amazon, sendo um bom produto para quem procura, especificamente, um aparelho apenas para livros. A vantagem da sua luz embutida é ótima porque faz a imitação de um papel impresso e não cansa a vista.
Na lista abaixo você pode conferir sites que disponibilizam e-books gratuitamente para o download. É uma boa alternativa durante o tempo livre. Aproveite!
Fontes:
https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2021/06/SNEL_05_2021_-_05T_2021.pdf
https://snel.org.br/pesquisas/#1528207355291-9b386479-b54d
Revisão ortográfica: Anne Preste