24.09.2021
Marcelo Duarte e o título que se tornou uma extensão de sua personalidade (Foto: Gabrielli Menezes)
Qual foi o primeiro nome do Mickey? Quais são os sete pecados capitais? Quantas bíblias são vendidas por minuto em todo o mundo? Qual é a velocidade que o espirro sai do nariz? Qual era o tamanho do sapato de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua?
Essas informações todas, e muitas outras, podem parecer um amontoado de bobagens sem maiores pretensões. No entanto, elas ajudaram a criar um dos maiores best-sellers da história do Brasil, em um livro que juntava curiosidades com textos curtos e uma linguagem engraçada. Trata-se de O Guia dos Curiosos, escrito pelo jornalista Marcelo Duarte, lançado em 1995. Após vender mais de meio milhão de exemplares, e dar origem a uma série de dez livros, com volumes sobre o Brasil, a Língua Portuguesa ou os Jogos Olímpicos, a série completou 26 anos e continua atraindo leitores de sua antiga e nova geração.
Editado pela Panda Books, fundada pelo jornalista em 1999, o livro saiu pela primeira vez na Companhia das Letras. Foi a sexta obra de não ficção mais vendida em 1995. Ao todo, são 600 mil exemplares distribuídos em nove volumes. Só o primeiro, vendeu 265 mil.
As curiosidades passaram a fazer parte da vida de Duarte sem querer, quando ele era editor da revista Veja São Paulo. Ao produzir uma reportagem sobre atendimento bancário, comparou sua espera na fila (2h10min) ao tempo que uma lesma levaria para completar o trajeto até o caixa (1h40 min). Não demorou muito para que as informações fossem reunidas no primeiro almanaque. Em uma viagem para o interior de São Paulo, o jornalista encontrou na casa da tia a coleção “Enciclopédia Curiosa”, de 1962. Logo pensou: “por que não atualizá-la?”.
Duarte se debruça nos temas de cada livro por quase um ano. Após elaborar uma pré-pauta, com os possíveis capítulos e tipos de curiosidades, é iniciado o processo de apuração, um trabalho de puro jornalismo. Antes da internet, descobria fontes por telefone, entrava em contato com especialistas para realizar a leitura final, mas agora, facilitou muito contatar as pessoas, mas o trabalho de pesquisa permanece.
Obra reúne duas décadas de curiosidades com diferentes temas abordados em cada edição
“O Guia dos Curiosos” também virou programa de rádio. Todos os sábados, desde 2001, o jornalista apresenta o “Você é Curioso?” na Rádio Bandeirantes, de São Paulo (AM 840 e FM 90,9) onde em julho de 2020, deixou a grade de programação da rádio e migrou para o Youtube. Em 2006, ganhou o troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor programa de educação da rádio brasileira.
Boa parte deste conteúdo pode ser acessada gratuitamente via internet. Isso porque o projeto possui um site bem organizado e repleto de curiosidades. Nele é possível conferir referências ligadas a animais, ciência, corpo humano, comidas, datas comemorativas, universo, mitologia, televisão, celebridades, etc.
Agora, aos 26 anos, O guia dos curiosos – Edição Fora de Série acaba de ser lançado pela Panda Books em 2021. Por que “Edição Fora de Série”? O próprio Marcelo explica em um vídeo na sua rede social: “Porque ele tem um novo projeto gráfico, pela primeira vez ele é todo colorido, cheio de infográfico, ilustrações, com curiosidades totalmente diferentes dos outros nove volumes da coleção”.
A nova logomarca e o projeto gráfico são assinados pelos premiados designers Gustavo Piqueira e Samia Jacintho, da Casa Rex. Por ser uma edição comemorativa, o autor usou toda a primeira parte do livro para fazer um mergulho nas memórias dos bastidores da coleção. Marcelo conta como a ideia surgiu, quais foram os grandes (e os mais engraçados) desafios da pesquisa e como a marca começou a se multiplicar.
O que não mudou das edições anteriores são as surpresas e as descobertas que Marcelo vai revelando em cada uma das 288 páginas. São curiosidades que talvez nunca tenham passado por sua cabeça, ou até que já passaram e você não encontrou ninguém para respondê-las. Curiosidades que irão diverti-lo e informá-lo ao mesmo tempo.
Além dos livros, Marcelo Duarte também utiliza as redes sociais para compartilhar curiosidades de maneira rápida e precisa, com vídeo de duração em média de 1 minuto, descobrimos diversos temas. Você pode seguir nas principais redes sociais como: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok.
Conheça as redes sociais do Guia dos Curiosos:
Site
Revisão ortográfica: Anne Preste