01.09.2021
Edição 2017 da Bienal do Livro Rio – Foto: Reprodução/Internet
Neste mês de agosto, foi anunciado mais um evento no Rio de Janeiro. A Bienal Internacional do Livro, é um dos grandes festivais literários do país que acontece tradicionalmente em setembro. Mas, com o avanço de casos de Covid-19 e a variante Delta circulando o país, a previsão para sua realização deverá acontecer em dezembro, assim, sendo o primeiro grande festival com público na cidade do Rio.
Em nota divulgada pela direção da Bienal, a ideia é realizar o encontro na forma híbrida. Entretanto, isso dependerá do avanço da vacinação na capital e no país e o cenário da pandemia de Covid-19.
Para isso, a organização está se reunindo com o poder público e o mercado expositor e literário, de modo a promover o evento com toda segurança. O objetivo é que ele aconteça entre 3 e 12 de dezembro, quando toda a população carioca a partir de 12 anos deve estar imunizada, conforme o planejamento da Prefeitura do Rio. Cabe ressaltar que o maior festival de cultura e literatura do país só ocorrerá se houver condições para isso.
Ainda segundo os organizadores, por conta da pandemia, será estabelecido uma limitação da capacidade de público em 50% e em dois turnos com uma hora para higienização do ambiente, nos locais: Riocentro, Barra da Tijuca e Zona Oeste do Rio. Os visitantes acima de 12 anos que participarão do evento literário, terão de apresentar o comprovante de vacinação das duas doses contra o coronavírus. A programação virtual será transmitida simultaneamente através de plataforma digital.
Na última edição, em 2019, a Bienal recebeu mais de 600 mil pessoas e vendeu mais de 4 milhões de exemplares em dez dias. “A possibilidade de retomada dos eventos presenciais, como a Bienal do Livro, impulsionará o mercado em conjunto. As feiras de livros são a grande festa do mundo do mercado editorial, possibilitam os encontros com autores e debates. O mercado está recebendo essas notícias com muita felicidade”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Bernardo Gurbanov.
A organização ressalta que estão acompanhando o atual cenário da pandemia, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e governamentais responsáveis e que a Bienal está sendo planejada cuidadosamente para oferecer aos visitantes, expositores e colaboradores, total segurança. A Bienal do Livro está sendo planejada para ocupar uma área total de 100.000 metros quadrados, sendo que 48.000 metros quadrados correspondem à área externa.
Fonte:
g1.globo.com Rio de Janeiro Bienal do Livro
Revisão ortográfica: Anne Preste