Semana ABC 2021 encerra com a presença da colorista de Hollywood Natasha Leonnet


O evento ocorreu entre 14 e 17 de outubro.


Cleo Brito

19.10.2021

A Semana ABC 2021 encerrou com a conversa dos coloristas Duda Tavares e Paulo M. De Andrade com Natasha Leonnet, colorista de Hollywood que foi responsável pela correção de cor de mais de 100 filmes.

Com a exibição de trechos de trabalhos de Natasha em filmes como “La la land”, “Sin city”, “Rio”, “Lucy in the sky” e “Mulan”, a colorista contou sobre seus processos de trabalho, destacando as particularidades em cada um deles em relação à proposta, tecnologia, paleta de cores, entre outras questões.

A mesa aprofundou as características de participar de projetos como ficções científica e filmes de animação, além de temas como o processo criativo, as diferentes interpretações das cores pelas pessoas, o que também tem a ver com perspectivas culturais, a busca por referências, diálogos com a direção e a direção de fotografia e usos da tecnologia, como é o caso do HDR. Para Natasha, é importante usar a tecnologia para contar a histórias, mas não deixar que a tecnologia se aproprie da narrativa. Outra questão abordada foi a presença de mulheres no cinema, em especial como coloristas, diretoras e diretoras de fotografia.

SEMANA & PRÊMIO ABC 2021

Desde 2002, a Semana ABC de Cinematografia promove conferências, painéis e debates, que reúnem personalidades de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outros profissionais do audiovisual, estudantes de cinema e demais interessados. No evento discute-se temas atuais, atualiza-se a respeito de novidades no setor e aborda-se novas tendências de trabalho no Brasil e mundo afora. Após a Semana, toda a programação é disponibilizada em streaming no site. Um dos grandes momentos da semana é a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, outorgado pelos associados.

Entre outros, a Semana ABC já contou com a presença dos diretores de fotografia Don McAlpine, ASC, ACS (indicado ao Oscar por Moulin Rouge), Eduardo Serra, ASC,AFC (indicado ao Oscar por Moça com Brinco de Pérola), Allen Daviau, ASC (ET: O Extraterrestre, O Império do Sol, Van Helsing),John Bailey, ASC (Gigolo Americano, Gente Como a Gente, O Turista Acidental), Felix Monti (O Segredo de Seus Olhos, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro), a diretora de arte Anastasia Masaro ( indicada ao Oscar por O Mundo Imaginario de Dr Parnassus), a editora de música Suzana Peric (O Pianista, O Senhor dos Anéis) e o engenheiro Jean-Pierre Beauviala, desenvolvedor das câmeras Aaton e Michael Karagosian , integrante do comitê da DCI que definiu as as especificações internacionais para a projeção digital.

Lista de profissionais e trabalhos vencedores:

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção

“Mosquito”, Adolpho Veloso

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário

“A Última Floresta”, Pedro J. Márquez

Melhor Direção de Arte Longa-Metragem Ficção

“Casa de Antiguidades”, Isabelle Bitttencourt, ABC

Melhor Montagem Longa-Metragem Ficção

“A Febre”, Karen Akerman, edt

Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário

“A Última Floresta”, Ricardo Farias

Melhor Equipe de Som Longa-Metragem (Ficção e Documentário)

A Última Floresta – Técnico Som: Rodrigo Macedo / Editor e Editora de Som: Caio Guerin e Rosana Stefanoni / Mixadores de Som: Armando Torres Jr., ABC e Caio Guerin

Melhor Direção de Fotografia Série de TV

“Desalma – Ep. 07”, Lito Mendes da Rocha, ABC

Melhor Direção de Arte Série de TV

“Coisa Mais Linda – Temp, 02, Ep. 05”, Marcos Carvalheiro, ABC

Melhor Equipe de Som Série de TV

“Um Dia Qualquer – Ep. 01” – Técnicos de Som: Marcel Costa e Evandro Lima / Editor de Som: Rodrigo Ferrante / Mixador de Som: Rodrigo Ferrante

Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem

“Onde há pranto há mar”, Luciana Baseggio

Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário

“100 Anos Leite Moça”, Lícia Arosteguy

Melhor Direção de Fotografia Videoclipe

“Reza Forte” – BaianaSystem com Bnegão, Daniel Primo

Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil

“Como respirar fora d’água”, Giuliana Lanzoni Tambellini (USP)

ABCine



Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.