Museu da Imigração exibe filmes da 45ª Mostra ao ar livre

Cleo Brito

22.10.2021

Os 7 Prisioneiros, Capitães de Zaatari, Pegando a Estrada e Medo, são os títulos que formam a programação da 45ª Mostra no Museu da Imigração. Os filmes, que têm como tema o deslocamento humano forçado, serão exibidos em sessões ao ar livre, em estrutura exclusivamente criada para a ocasião, com distanciamento de um metro entre as cadeiras. O Museu da Imigração do Estado de São Paulo está localizado na sede da extinta Hospedaria do Imigrantes, na Rua Visconde de Parnai1ba, 1316, Mooca, em S. Paulo.

O ingresso custa R$ 10,00 para cada sessão e pode ser adquirido com antecedência na página de cada título, no site da Mostra (www.mostra.org), ou no local, somente no dia da exibição. O espaço oferece 300 lugares. A 45ª Mostra exige o comprovante de vacinação e uso de máscara inclusive durante as sessões.

Programa a ser apresentado nos dias 22 e 23 de outubro tem o patrocínio do Museu da Imigração e da Acnur – Agência da ONU para refugiados

Dia 22 de outubro, sexta-feira

19h: 7 PRISIONEIROS

Brasil, 2021, cor, 90min, ficção

Direção: Alexandre Moratto

Roteiro: Thayná Mantesso, Alexandre Moratto

Elenco: Christian Malheiros, Rodrigo Santoro, Bruno Rocha, Vitor Julian, Lucas Oranmian, Cecília Homem de Mello

Produzido por: Noruz Films, O2 Filmes

Sinopse: O jovem Mateus, de 18 anos de idade, sai do interior em busca de uma oportunidade de trabalho em um ferro-velho de São Paulo comandado por Luca. Chegando lá, acaba se tornando vítima de um sistema de trabalho análogo à escravidão. Mateus é obrigado a decidir se continua trabalhando para o homem que o escraviza ou se coloca a si mesmo e a família em risco.

21h: CAPITÃES DE ZAATARI (Captains Of Za'atari)

Egito, 2021, cor, 73min, documentário

Direção: Ali El Arabi

Sinopse: Mahmoud e Fawzi vivem no campo de refugiados Zaatari, na Jordânia. Embora não tenham ideia do que o futuro lhes reserva, eles se concentram em sua principal paixão: o futebol. Apesar da situação adversa em que vivem, os dois treinam diariamente, acreditando que o esporte profissional pode ser o passaporte para a liberdade. Quando uma renomada academia esportiva chega ao local para selecionar jogadores para um torneio internacional em Doha, o talento de Mahmoud e Fawzi é imediatamente reconhecido. No entanto, os rapazes seguirão caminhos diferentes.

23 de outubro, sábado

19h: PEGANDO A ESTRADA (Hit The Road)

Irã, 2021, cor, 93min, ficção

Direção e roteiro: Panah Panahi

Elenco: Hassan Madjooni, Pantea Panahiha, Rayan Sarlak, Amin Simiar

Sinopse: Uma família caótica e afetuosa viaja por uma paisagem acidentada, mas para onde? No banco de trás, o pai parece estar com uma perna quebrada, mas ela está realmente quebrada? A mãe tenta rir ao mesmo tempo em que não consegue conter as lágrimas. O filho mais novo fica agitado no karaokê coreografado que fazem no carro. Todos eles estão preocupados com o cachorro doente e irritando uns aos outros. Apenas o misterioso irmão mais velho permanece quieto.

21h: MEDO (Fear)

Bulgária, 2021, p/b, 100min, ficção

Direção e Roteiro: Ivaylo Hristov

Elenco: Svetlana Yancheva, Michael Fleming, Ivan Savov, Stoyan Bochev, Krassimir Dokov

Sinopse: Svetla é uma viúva que, recentemente, perdeu o emprego como professora. A vila onde mora fica próxima à fronteira da Bulgária com a Turquia e, frequentemente, refugiados aparecem por ali. Um dia, enquanto caçava em uma floresta, Svetla se depara com um migrante africano, fato que suscita uma transformação dramática em sua vida. A mulher, então, é forçada a se rebelar contra as pessoas da comunidade, enquanto elas incitam o refugiado negro a deixar a aldeia imediatamente.

https://45.mostra.org/

@mostrasp | #mostrasp | #45ªmostra | #45mostra


Matérias relacionadas:

45ª Mostra Internacional de Cinema - Encerramento

Livros na Mostra

45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ocorre de forma hibrida


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.