Theatro Municipal encerra temporada com concerto de Monteverdi


De 20 a 22/12, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e Coral Paulistano sobem ao palco para interpretar conjunto de obras sacras


Redação

18.12.2021

Orquestra Sinfônica Municipal | Foto: Rafael Salvador

Para encerrar as atividades de 2021, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano realizam nos dias 20, 21 e 22, às 19h, o último concerto do ano no Theatro Municipal. Além dos dois corpos artísticos, o espetáculo também receberá integrantes do Conservatório de Tatuí. Os ingressos custam de R﹩ 10 a R﹩ 60 e podem ser adquiridos pelo site ou na bilheteria física.

Sob regência do maestro Roberto Minczuk, os músicos interpretarão uma das maiores obras do compositor italiano Claude Monteverdi: "Vespro Della Beata Vergine" (em português, Vésperas da Santa Virgem). A composição representa um conjunto de obras de música sacra que foi publicada em 1610.

Considerado um dos maiores compositores italianos de sua geração (1567 - 1643), Monteverdi também é reconhecido como um dos grandes operistas e uma das personalidades mais influentes da história da música do ocidente.

O concerto, além de ser o último do ano, ganha destaque ao trazer um repertório barroco com instrumentos raros, como sacabuxa (trombone antigo), teorba e guitarra barroca, dificilmente vistos e ouvidos pelo público em concertos sinfônicos. Além disso, o espetáculo em conjunto com os músicos do Conservatório de Tatuí, é uma iniciativa de parceria entre as duas instituições que têm história no Brasil, e ambas geridas pela Sustenidos em 2021. O Conservatório, como é conhecido internacionalmente, representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo.

Serviço:

20/12, segunda, às 19h

21/12, terça, às 19h

22/12, quarta, às 19h

[Theatro Municipal - Sala de Espetáculos]

Vésperas de Monteverdi

Concerto Presencial, aberto ao público

Orquestra Sinfônica Municipal

Coral Paulistano


CLAUDIO MONTEVERDI

Vespro della beata vergine

Ingressos: R﹩10 a R﹩60

Classificação: Livre

Duração total: 93 minutos

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010

Horário de atendimento: segunda a sexta, 10h às 19h | Sábado e domingo, 10 às 17h. Telefone: 55 11 3053 2090


Pensando, sempre, na proteção do público, colaboradores e artistas, tendo em vista os cuidados quanto à transmissão da Covid-19, para assistir aos espetáculos é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador , que incluem, a partir de 11 de novembro, a apresentação do comprovante de vacinação.

Programa sujeito a alteração.

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo e ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebida para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

SOBRE A SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos - Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.