#CulturaEmCasa: Plataforma online oferece acesso à cultura durante a quarentena


Iniciativa amplia acesso a espetáculos, concertos, shows, peças, visitas virtuais a museus, aulas e palestras, ao vivo e por demanda.

Vinicius Serrão

06.11.2021

Divulgação: Governo de São Paulo

A plataforma #CulturaEmCasa, do governo de São Paulo, completou um ano e meio no dia 21 de Outubro de 2021. Com sucesso de audiência, o projeto já tem planos de continuidade, a ideia é que o canal fique disponível por tempo indeterminado.

Criado no início da pandemia, o streaming – o primeiro totalmente gratuito do país – teve crescimento de 250% nos acessos nos últimos doze meses, passando de 2 milhões para 7 milhões de visualizações. Idealizada pela Secretaria de Cultura de São Paulo, a plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 20.000 profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.

O catálogo, que conta com mais de 4.000 conteúdos — entre apresentações ao vivo e gravadas –, transmite espetáculos de gêneros como teatro, dança, cinema e música. Artistas consagrados no Brasil e no mundo já marcaram presença na plataforma, como: Camila Pitanga, Tom Zé, Fafá de Belém, Débora Falabella, Elza Soares e Jorge Aragão, entre diversos outros expoentes das artes brasileiras.

De tempos em tempos os curadores da plataforma organizam festivais temáticos, ciclos de palestras, exposições cinematográficas, entre outras diversas manifestações artísticas. E, o melhor, tudo permanece no acervo para ser acessado quantas vezes os internautas quiserem.

Um dos destaques apresentado no site é o especial “80 Anos Hélio Eichbauer”. Divulgação: Governo de São Paulo

A seleção de acervo é feita por uma equipe de curadoria independente. Estando abertos a parcerias e sugestões e sempre zelando pela qualidade, diversidade, liberdade, tolerância e pelo respeito aos princípios constitucionais e legais do Brasil.

Num momento de pandemia em que o mercado das artes se estagnou, a plataforma também impulsionou a cadeia produtiva de produção artística. ”A ideia é que ela [a plataforma] seja também um instrumento de geração de renda para artistas, técnicos, produtores e profissionais da cultura de forma geral”, afirmou o Secretário Estadual de Cultura Sérgio Sá Leitão, quando a plataforma foi lançada.

O acesso para o site é completamente gratuito, basta acessar aqui: https://culturaemcasa.com.br/


Revisão ortográfica: Leilaine Nogueira

Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.