Panorama da Música Brasileira do século XX

Banda Mantiqueira

Bernadete Siqueira

12.08.2021

O panorama DA banda mantiqueira

Como o título desta matéria sugere, a palavra panorama é poder se colocar em um ponto central e observar do alto; no caso da música é permitir que ela nos conte a história de um tempo. E através do som podemos reencontrar nossa própria história.

Partindo desse ponto vamos ouvir o que inúmeros talentos da música popular brasileira do século XX nos deixaram tanto para refletirmos como essas músicas foram no passado, como nos emocionam no presente e como iremos deixá-las para gerações futuras.

Sim, para futuras gerações! A música não morre.

Hoje, o Cidadão e Repórter prossegue seu Panorama da Música Brasileira no século XX apresentando a Banda Mantiqueira, atuante no cenário musical com suingue brasileiro .

A Banda Mantiqueira é uma big band paulistana, ativa há 30 anos, com uma linguagem instrumental brasileira que não se fecha às enriquecedoras influências de outras tradições musicais. Nos últimos anos, aprimoraram uma concepção musical mais aberta, que promove um encontro da música popular brasileira, cujas raízes remontam ao choro, maxixe, samba, frevo, baião, bossa nova com o jazz e a música clássica.

Criada no início dos anos 1990, em um apartamento no bairro paulistano de Bela Vista, onde Nailor Proveta Azevedo morava com o trompetista Walmir Gil e os saxofonistas Cacá Malaquias e Ubaldo Versolato, a Banda Mantiqueira veio coroar as experiências desses músicos em formações anteriores, como a Banda Savana, a Banda Aquarius e a Sambop Brass.

É inegável a forte influência que todos os seus integrantes tiveram ouvindo grandes jazzistas e também os brasileiros Formiga, Papudinho, Felpudo, Casé, Moacir Santos, Bolão, Raul de Souza, Maestro Branco, Laércio de Freitas, Heraldo do Monte, Edson Machado, Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, entre tantos outros. O primeiro álbum saiu em 1998, batizado de Aldeia, e logo a orquestra foi saudada com a grande novidade do jazz latino- o trabalho concorreu ao Grammy na categoria Melhor Performance de Jazz Latino.

A Banda se dedica prioritariamente à música brasileira. Com arranjos de “Proveta” e Edson Alves, o grupo já gravou quatro álbuns solo: Aldeia (Pau Brasil, 1996), Bixiga (Pau Brasil, 2000), Terra Amantiquira (Maritaca, 2004) e Com Alma (Selo SESC, 2017), além de três CDs com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A Banda Mantiqueira já se apresentou em quase todos os estados brasileiros e também em Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Holanda, Colômbia e Uruguai. A parceria com a Osesp, desde 2000, resulta em apresentações na Sala São Paulo, casas de concerto e no exterior.

Ao longo da sua existência houve parcerias também com renomados artistas como João Bosco, Gal Costa, Guinga, Mônica Salmaso, Rosa Passos, Paquito D'Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Jazz Orchestra of The Concertgebouw.


Revisão ortográfica: Sonia Okita

Trabalho elaborado pelo músico Chuim (Luiz Carlos de Siqueira), baterista, percussionista, professor, compositor, autor, produtor musical e estudioso da história da música brasileira.

Iniciou sua carreira como músico aos 15 anos e fez parte de vários conjuntos musicais. Estudou música erudita, gravou uma série de programas para Rádio Eldorado e TV Cultura.

Fez temporada nos Estados Unidos, França e Dinamarca. Foi professor na Unicamp-SP, na St. Paul Escola Britânica-SP e St. Francis International College-SP.

Atualmente desenvolve o projeto Samba-Jazz, atua no “Chuim Quarteto” e na “Orquestra Cadência Brasileira”.

Siga o Chuim nas redes sociais: Site - Youtube - Facebook - Instagram


Chuim deixa seus agradecimentos a José Roberto Rocco que fez a edição musical e a Edgard Garcia do Estúdio E que cedeu gentilmente o estúdio para as gravações deste projeto.