Panorama da Música Brasileira do século XX

Banda Jazzco

Bernadete Siqueira

29.07.2021

O panorama DA banda Jazzco

Como o título desta matéria sugere, a palavra panorama é poder se colocar em um ponto central e observar do alto; no caso da música é permitir que ela nos conte a história de um tempo. E através do som podemos reencontrar nossa própria história.

Partindo desse ponto vamos ouvir o que inúmeros talentos da música popular brasileira do século XX nos deixaram tanto para refletirmos como essas músicas foram no passado, como nos emocionam no presente e como iremos deixá-las para gerações futuras.

Sim, para futuras gerações! A música não morre.

Hoje, o Cidadão e Repórter prossegue seu Panorama da Música Brasileira no século XX apresentando a Banda Jazzco, com seu repertório alegre e sofisticado.

A Banda Jazzco estreou em 1974 pela união de músicos com um interesse comum em desenvolver um trabalho de criação própria, livre de parâmetros ou determinações anteriores; surgindo assim uma música inédita e distinta a de outros grupos que na época procuravam uma ideia nova na música brasileira, que pode ser definido como jazz brasileiro.

A Banda Jazzco, em sua trajetória, tem mantido um espírito tenaz de trabalho e pesquisa em função do desenvolvimento musical da banda e de seus integrantes. Resultando em sua prolongada existência e atuação que hoje é reconhecida pela sua qualidade musical tanto em arranjos e composições como na performance de seus músicos.

Hoje, soma-se à experiência e ao excelente currículo profissional de cada componente, um amor intenso pela música, que é o laço mais forte, além da amizade, de união dos 11 músicos da banda.

A banda é formada por: Amador Bueno (contrabaixo) fundador da banda, Vitor Alcântara (sax alto, sax soprano e flauta) Fábio Oriente (guitarra), Pepa D'Elia (bateria) e Todd Murphy (trombone); Junior Galante (trompete), João Lenhari (trompete), Samuel Pompeo (sax tenor), Rafael Toledo (percussão), Chico Macedo (sax barítono, flauta e picolo) e Iuri Salvagnini (piano).

Em setembro a Banda Jazzco completa 47 anos na estrada, o primeiro show foi numa Geodésica montada no Parque Ibirapuera para comemorar a primavera, com shows debaixo de chuva com muitos choques, mas muita energia. Esperamos que na próxima primavera possamos assistir essa banda que é pura alegria.


Redes sociais da Banda Jazzco:

Site

Facebook


Revisão ortográfica: Indira Rodrigues

Trabalho elaborado pelo músico Chuim (Luiz Carlos de Siqueira), baterista, percussionista, professor, compositor, autor, produtor musical e estudioso da história da música brasileira.

Iniciou sua carreira como músico aos 15 anos e fez parte de vários conjuntos musicais. Estudou música erudita, gravou uma série de programas para Rádio Eldorado e TV Cultura.

Fez temporada nos Estados Unidos, França e Dinamarca. Foi professor na Unicamp-SP, na St. Paul Escola Britânica-SP e St. Francis International College-SP.

Atualmente desenvolve o projeto Samba-Jazz, atua no “Chuim Quarteto” e na “Orquestra Cadência Brasileira”.

Siga o Chuim nas redes sociais: Site - Youtube - Facebook - Instagram


Chuim deixa seus agradecimentos a José Roberto Rocco que fez a edição musical e a Edgard Garcia do Estúdio E que cedeu gentilmente o estúdio para as gravações deste projeto.