Mestre Luiz Paixão, maior referência viva da rabeca na atualidade, fará oficinas e shows em bibliotecas


De 2 a 8 de dezembro, o Mestre Luiz Paixão, maior referência viva da rabeca na atualidade, fará oficinas e shows com Baião Lascado em bibliotecas de São Paulo. Todas as apresentações são presenciais e gratuitas.


Redação

01.12.2021

Mestre Luiz Paixao - Foto Xirumba Amorim

A oficina consiste em um encontro de 50 minutos no qual o Mestre Luiz Paixão irá passar seus ensinamentos de forma oral, tanto dos princípios musicais básicos que possibilitam uma aprendizagem autônoma da rabeca, quanto trupés, pisadas, loas e sotaques dos demais instrumentos e enredo ao qual está relacionado o cavalo- marinho.

O show será de forró de rabeca e sambada de cavalo- marinho.

Mestre Luiz Paixão é a maior referência viva da rabeca na atualidade. Oriundo de uma família de músicos e rabequeiros, Seu Luiz começou seu aprendizado no instrumento aos 12 anos de idade, de forma autodidata e independente. Com o tempo passou a frequentar os brinquedos da região da Zona da Mata, onde nasceu, como o Cavalo Marinho, Coco e Forró e, com mais de 60 anos de carreira, se mantém ativo como mestre.

A agência de produção cultural Japuara, nasce através da resistência e da luta pelo protagonismo das periferias em suas produções e construções de narrativas através da arte. Tem como objetivo difundir as produções periféricas e as culturas tradicionais brasileiras por meio do fortalecimento do lugar de fala dos artistas das periferias, dos mestres e mestras das tradições indígenas e afrodiaspóricas para que então seja preservada a memória das raízes do Brasil.

Desde 2019 a produtora proporciona a vinda e produção de algumas webséries com mestres e mestras da cultura popular, dentre essas produções a Websérie Cavalo Marinho Boi Brasileiro, cujo mestre é Luiz Paixão, que virá para São Paulo realizar 5 oficinas e shows na rede municipal de bibliotecas acompanhado do grupo Baião Lascado.

Mestre Luiz Paixao - Foto Xirumba Amorim

Serviço:

Dia 2 de dezembro, quinta-feira, às 14h - Biblioteca Marcos Rey

Av. Anacé, 92 - Jardim Umarizal, São Paulo - SP, 05755-090


Dia 3 de dezembro, sexta-feira. às 15h - Biblioteca Vicente de Carvalho

R. Guilherme Valência, 210 - Conj. Res. José Bonifácio, Itaquera, São Paulo - SP, 08253-280


Dia 6 de dezembro, segunda-feira, às 15h - Biblioteca Padre José de Anchieta

R. Antônio Maia, 651 - Vila Perus, São Paulo - SP, 05204-110


Dia 7 de dezembro, terça-feira, às 16h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Av. Celso Garcia, 4200 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03064-000


Dia 8 de dezembro, quarta-feira, às 15h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Av. João Dias, 822 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04724-001


Classificação: Livre

Duração: 120 min (50 min de oficina e 60 min de show)

Todas as atividades são presenciais e gratuitas


Redes sociais:

Facebook - Japuara Producoes

Instagram: japuara, mestreluizpaixao e baiaolascado


Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade exclusiva de seus autores e pode não ser necessariamente a opinião do Cidadão e Repórter.Sua publicação têm o propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.