Panorama da Música Brasileira do século XX

Zimbo Trio

por Bernadete Siqueira

26.11.2020

O panorama do Zimbo Trio

Como o título desta matéria sugere, a palavra panorama é poder se colocar em um ponto central e observar do alto; no caso da música é permitir que ela nos conte a história de um tempo. E através do som podemos reencontrar nossa própria história.

Partindo desse ponto vamos ouvir o que inúmeros talentos da música popular brasileira do século XX nos deixaram tanto para refletirmos como essas músicas foram no passado, como nos emocionam no presente e como iremos deixá-las para gerações futuras.

Sim, para futuras gerações! A música não morre.

Hoje, o Cidadão e Repórter prossegue seu Panorama da Música Brasileira no século XX com o Zimbo Trio.

Zimbo Trio é um conjunto instrumental surgido em São Paulo no ano de 1964. Nasceu no auge do movimento de renovação da música brasileira. Foi formado originariamente por Amilton Godoy ao piano, Luís Chaves no contrabaixo e Rubinho Barsotti na bateria.

Entre 1965 a 1967 acompanhou Elis Regina e Jair Rodrigues no programa O Fino da Bossa. Uma das características do programa era a qualidade dos arranjos do Zimbo Trio, dando mostras de sua pesquisa, usando variações em torno de músicas conhecidas. Na base piano-baixo-bateria, o conjunto apresentava uma tendência lírica e impressionista em suas versões musicais.

Em 1973, o trio fundou, em São Paulo, o Centro Livre de Aprendizagem Musical - CLAM, voltado para a formação musical ampla, sem separação entre erudito e popular, atuante até hoje.

Zimbo Trio conquistou reconhecimento mundial, excursionando por países dos 5 continentes, divulgando a música instrumental brasileira e tem 51 discos gravados.

Desde a concepção musical, passando pelo excelente repertório, até a técnica apurada de execução, os músicos comprovam que a unidade pode ser atingida pela integração das diferenças, resultando em harmonia muito própria e estável.

Talentosos e criativos, sem se despersonalizarem com os modismos e várias correntes musicais que se impuseram nos seus quarenta e três anos que estiveram ativos, o Zimbo Trio traduz um dos mais conceituados trabalhos de grupo.

Trabalho elaborado pelo músico Chuim (Luiz Carlos de Siqueira), baterista, percussionista, professor, compositor, autor, produtor musical e estudioso da história da música brasileira.

Iniciou sua carreira como músico aos 15 anos e fez parte de vários conjuntos musicais. Estudou música erudita, gravou uma série de programas para Rádio Eldorado e TV Cultura.

Fez temporada nos Estados Unidos, França e Dinamarca. Foi professor na Unicamp-SP, na St. Paul Escola Britânica-SP e St. Francis International College-SP.

Atualmente desenvolve o projeto Samba-Jazz, atua no “Chuim Quarteto” e na “Orquestra Cadência Brasileira”.

Siga o Chuim nas redes sociais: Site - Youtube - Facebook - Instagram


Chuim deixa seus agradecimentos a José Roberto Rocco que fez a edição musical e a Edgard Garcia do Estúdio E que cedeu gentilmente o estúdio para as gravações deste projeto.
Revisão: Maitê Ribeiro