Panorama da Música Brasileira do século XX

Tamba Trio

por Bernadete Siqueira

30.10.2020

O panorama do Tamba Trio

Como o título desta matéria sugere, a palavra panorama é poder se colocar em um ponto central e observar do alto; no caso da música é permitir que ela nos conte a história de um tempo. E através do som podemos reencontrar nossa própria história.

Partindo desse ponto vamos ouvir o que inúmeros talentos da música popular brasileira do século XX nos deixaram tanto para refletirmos como essas músicas foram no passado, como nos emocionam no presente e como iremos deixá-las para gerações futuras.

Sim, para futuras gerações! A música não morre.

Hoje, o Cidadão e Repórter prossegue seu Panorama da Música Brasileira no século XX com o Tamba Trio.

O Tamba Trio foi um dos grupos que surgiram no Brasil no final dos anos 1950, sob a liderança do pianista Luís Eça, no período posterior à fixação da bossa nova. No início da década de 1960 era considerado importante representante da Moderna Música Popular Brasileira.

Tamba Trio articulou elementos da música popular urbana, da música erudita e do jazz nos arranjos. Luiz Eça é amplamente reconhecido como um dos melhores pianistas da história da música popular brasileira

Com um instrumental inicialmente composto por piano, contrabaixo acústico e bateria ou tamba, o grupo teve uma trajetória que se estendeu por mais de quatro décadas, nas quais passou por diversas modificações como: mudança dos integrantes, proposta estética, número de componentes, instrumentação, entre outras. Muitas são as singularidades desse grupo batizado com o nome de um instrumento de percussão criado por Hélcio Milito, um dos integrantes nas primeiras formações do Tamba Trio.

O Tamba Trio saiu da vida para entrar na história como um dos mais criativos e empolgantes grupos de música popular brasileira de sempre.

O grupo continuou até 1992, quando faleceu Luiz Eça.

Trabalho elaborado pelo músico Chuim (Luiz Carlos de Siqueira), baterista, percussionista, professor, compositor, autor, produtor musical e estudioso da história da música brasileira.

Iniciou sua carreira como músico aos 15 anos e fez parte de vários conjuntos musicais. Estudou música erudita, gravou uma série de programas para Rádio Eldorado e TV Cultura.

Fez temporada nos Estados Unidos, França e Dinamarca. Foi professor na Unicamp-SP, na St. Paul Escola Britânica-SP e St. Francis International College-SP.

Atualmente desenvolve o projeto Samba-Jazz, atua no “Chuim Quarteto” e na “Orquestra Cadência Brasileira”.

Siga o Chuim nas redes sociais: Site - Youtube - Facebook - Instagram


Chuim deixa seus agradecimentos a José Roberto Rocco que fez a edição musical e a Edgard Garcia do Estúdio E que cedeu gentilmente o estúdio para as gravações deste projeto.
Revisão: Maitê Ribeiro