Panorama da Música Brasileira do século XX

Sambalanço Trio e Sambrasa Trio

por Bernadete Siqueira

03.12.2020

O panorama do Sambalanço Trio e do Sambrasa Trio

Como o título desta matéria sugere, a palavra panorama é poder se colocar em um ponto central e observar do alto; no caso da música é permitir que ela nos conte a história de um tempo. E através do som podemos reencontrar nossa própria história.

Partindo desse ponto vamos ouvir o que inúmeros talentos da música popular brasileira do século XX nos deixaram tanto para refletirmos como essas músicas foram no passado, como nos emocionam no presente e como iremos deixá-las para gerações futuras.

Sim, para futuras gerações! A música não morre.

Hoje, o Cidadão e Repórter prossegue seu Panorama da Música Brasileira no século XX com o Sambalanço Trio e o Sambrasa Trio.

Sambalanço Trio

O Sambalanço Trio foi um grupo musical formado em São Paulo em 1964, por César Camargo Mariano no piano, Humberto Clayber no contrabaixo e Airto Moreira na bateria.

Segundo César Camargo, foi na boate A Baiúca em São Paulo que ele foi convidado pelo baixista Humberto Clayber para formar um trio para tocar em uma nova casa noturna: “Disse a ele que já estava contente com o trio que já tinha e com meu trabalho, mas ele insistiu e acabou me convencendo a conhecer um baterista que havia chegado recentemente de Curitiba. Seu nome era Airto Moreira. Logo no primeiro dia de ensaio houve uma identificação muito grande entre os três, e nasceu o Sambalanço Trio".

O grupo Sambalanço Trio é um encontro mágico de três feras da música do Brasil que influenciaram, inspiraram e impulsionaram músicos de todo o mundo através da fusão da música brasileira — samba, bossa-nova com o jazz.

Para qualquer músico, ainda mais pianista, conhecer os trabalhos de Cesar Camargo Mariano deveria ser “matéria obrigatória”. Seu swing, bom gosto e harmonias, desde sempre foram inovadores e contagiantes.

Apesar de exímio baixista, Humberto Clayber ajudou imensamente a difundir a gaita no Brasil, e com seu excepcional talento foi considerado um dos melhores “harmonicists” do mundo.

O ícone Airto Moreira, ao longo de sua carreira no Brasil e nos EUA, gravou com Eumir Deodato, Miles Davis, entre gigantes do jazz fusion.

Sambrasa Trio

Apesar do sucesso do Sambalanço, no ano seguinte Humberto Clayber e Airto Moreira junto com Hermeto Pascoal — piano e flauta, formaram o Sambrasa Trio que também permaneceu por apenas um ano, no entanto, seu sucesso com uma abordagem mais livre, fugindo dos padrões do sambajazz da época, influenciou muitos músicos brasileiros durante anos.

Hermeto Pascoal é compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro; toca acordeão, flauta, piano, saxofone e diversos outros instrumentos musicais.

Trabalho elaborado pelo músico Chuim (Luiz Carlos de Siqueira), baterista, percussionista, professor, compositor, autor, produtor musical e estudioso da história da música brasileira.

Iniciou sua carreira como músico aos 15 anos e fez parte de vários conjuntos musicais. Estudou música erudita, gravou uma série de programas para Rádio Eldorado e TV Cultura.

Fez temporada nos Estados Unidos, França e Dinamarca. Foi professor na Unicamp-SP, na St. Paul Escola Britânica-SP e St. Francis International College-SP.

Atualmente desenvolve o projeto Samba-Jazz, atua no “Chuim Quarteto” e na “Orquestra Cadência Brasileira”.

Siga o Chuim nas redes sociais: Site - Youtube - Facebook - Instagram


Chuim deixa seus agradecimentos a José Roberto Rocco que fez a edição musical e a Edgard Garcia do Estúdio E que cedeu gentilmente o estúdio para as gravações deste projeto.
Revisão: Maitê Ribeiro